A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, parece estar se preparando para lançar seu tão aguardado ETF de Bitcoin ainda em outubro, com documentos mostrando que a empresa definiu o mês atual como o início da propagação de seu fundo negociado em bolsa de Bitcoin, o iShares Bitcoin.
A informação foi revelada na tarde desta segunda-feira (23) por Scott Johnson, advogado investigativo americano, e comentada por Eric Balchunas, analista da Bloomberg, que compartilhou insights sobre o conceito de propagação de ETF e como ele geralmente indica o lançamento de um ETF.
O analista revelou um documento da BlackRock contendo a intenção da gigante financeira de começar a “semear” o ETF de Bitcoin ainda este mês. A declaração da empresa mostra um movimento proativo e possivelmente sugere otimismo em relação ao futuro do produto financeiro.
“BlackRock declarando em sua recente alteração do ETF Bitcoin que eles vão semear o ETF em outubro. Não quero ler muito sobre isso, mas são informações novas que não estão no pedido original, tão dignas de nota (especialmente porque eles são a BlackRock).” — Disse Eric Balchunas.
BlackRock stating in their recent spot Bitcoin ETF amendment that they are seeding the ETF in October. Don’t want to read that much into it but it is new info not in original filing so noteworthy (esp bc they BlackRock). Great catch by Scott. https://t.co/CGBmuTJ7W0
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) October 23, 2023
BlackRock pode lançar ETF de Bitcoin ainda em outubro
Balchunas explica que a propagação de um ETF é uma etapa preliminar no lançamento de qualquer fundo negociado em bolsa. Ela envolve um banco ou corretora fornecendo o capital inicial, que é usado para comprar as unidades de criação — neste caso, bitcoins.
Em troca desse financiamento, o banco ou corretora recebe ações do ETF, que estão prontas para serem negociadas publicamente no primeiro dia de lançamento do fundo.
Contudo, diz o analista, é importante destacar que a semeadura, que é uma parte da propagação, não representa necessariamente uma aquisição massiva do ativo subjacente.
Em outras palavras, o movimento da BlackRock de semear o ETF não deve ser interpretado como a empresa comprando grandes quantidades de Bitcoin. Em vez disso, a semeadura é realizada com capital suficiente apenas para iniciar as operações do ETF.
Ao ser questionado se não é normal que qualquer ETF seja semeado, Eric respondeu que sim, mas que tal movimento só ocorre quando o fundo negociado em bolsa está prestes a ser lançado.
— Todos ETFs não precisam ser semeados? — Perguntou um usuário.
— Sim, totalmente normal, mas esse é o ponto, acontece quando os ETFs estão se preparando para o lançamento 🙂 — Respondeu o analista da Bloomberg.
yes totally normal but that's kinda the point, it happens when ETFs are preparing to launch 🙂
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) October 23, 2023
ETF recebe ticker $IBTC
Outro fato que chamou atenção é que o ETF iShares Bitcoin Trust da BlackRock agora está listado na Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) com o ticker $IBTC.
A listagem, dizem os analistas, é um marco significativo, já que significa que o ETF alcançou o reconhecimento como um instrumento financeiro legítimo, tendo passado pelos rigorosos processos e verificações necessários para o lançamento.
NEW – BlackRock's iShares #Bitcoin Trust is now listed on the Depository Trust & Clearing Corporation with the ticker $IBTC pic.twitter.com/kV8zxzJrEv
— Bitcoin Magazine (@BitcoinMagazine) October 23, 2023
Ao entrar na lista da DTCC, a principal infraestrutura de compensação e liquidação nos EUA, o fundo pode ser negociado mais facilmente entre corretoras e outras instituições financeiras, elevando sua liquidez e acessibilidade no mercado.
Além disso, indica que o ETF possui os padrões de segurança e custódia, garantindo aos investidores um nível adicional de confiança.
Com a crescente especulação em torno da aprovação do ETF, investidores estão expressando confiança de que a decisão da SEC é iminente, possivelmente ocorrendo até o final de 2023.
Enquanto isso, o Bitcoin opera em forte alta nesta segunda, chegando a superar a marca de US$ 31.000.