Blockchain dá vida ao primeiro aplicativo de licitações do Brasil

Tecnologia desenvolvida pela Bahia ajudará a fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar.

Siga no
Blockchain é usada em aplicativo SOL na Bahia

A tecnologia blockchain está por trás de um importante lançamento brasileiro. O país deverá contar com seu primeiro aplicativo voltado para o processo licitatório. A evolução tecnológica permitirá que este avanço simplifique o acesso ao processo de licitação promovido pelo governo. Por enquanto a novidade faz parte apenas do estado da Bahia e do Rio Grande do Norte.

O bitcoin foi criado a partir da tecnologia blockchain que ganha espaço nos mais variados setores de controle de dados. Informações armazenadas via blockchain permite mais transparência e agilidade nos processos, algo indispensável para licitações. Com a tecnologia blockchain, as licitações na Bahia deverão vivenciar um processo totalmente digitalizado para este tipo de contrato.

Governo da Bahia investe na tecnologia blockchain

A tecnologia blockchain deverá acelerar os processos licitatórios na Bahia. Com o lançamento do SOL, o aplicativo permitirá que licitações aconteçam através do ambiente digital. Além disso, o controle de dados e informações é gerenciado por uma cadeia criada a partir da tecnologia blockchain. Ou seja, informações sobre os processos de licitação não poderão ser apagadas do aplicativo.

A sigla SOL significa Solução Online de Licitação. A criação do governo baiano poderá servir para demais estados que visam digitalizar processos de licitação importantes para a administração estadual. O desenvolvimento do aplicativo SOL aconteceu através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A (CAR) está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR). A proposta do aplicativo é criar uma rede tecnológica de fomento a agricultura familiar do estado. O lançamento do SOL aconteceu nesta terça-feira (9) segundo a secretaria de comunicação do governo da Bahia. Outro estado que deverá integrar o projeto SOL é o Rio Grande do Norte.

O aplicativo SOL foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design. O lançamento do aplicativo aconteceu na manhã desta terça-feira (9) em Salvador – BA.O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Tecnologia servirá para desenvolvimento de cooperativas

A tecnologia blockchain foi amplamente explorada no aplicativo SOL. Através deste aplicativo, milhares de agricultores encontrarão soluções para a participação de processos de licitação envolvendo o fornecimento de bens e serviços para a Bahia. O SOL permitirá que cooperativas e associações participem amplamente de processos de licitação relacionados a aquisição de alimentos, por exemplo.

O governo busca incentivar a agricultura familiar, permitindo que o acesso ao desenvolvimento chegue até a população rural. A iniciativa do aplicativo SOL é voltada totalmente para a agricultura familiar. A proposta do governo é de que através do SOL outros dois programas de incentivo sejam incorporados à tecnologia blockchain. Além disso, estima-se que mais de mil organizações devam ser beneficiadas com o projeto.

Esses programas fazem parte tanto da Bahia como do Rio Grande do Norte. A integração desses programas permitirá que os estados utilizem a tecnologia blockchain para o desenvolvimento da agricultura familiar. Sendo assim, devem integrar o projeto SOL o programa social conhecido como Bahia Produtiva (BA) e o programa Governo Cidadão que atua no Rio Grande do Norte.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Olho com Bitcoin

130 mil pessoas tiveram os olhos escaneados para ganhar criptomoedas de graça

A Worldcoin é um projeto que pretende distribuir criptomoedas de forma justa. Para evitar falsificações de identidade, o plano da empresa é escanear a...
Bitcoin dentro de cofre como poupança

Fundo de pensão dos bombeiros nos EUA compra US$ 25 milhões em Bitcoins

O Fundo de Pensão serve para garantir a tranquilidade de funcionários de diferentes setores no futuro. Em Houston, no Texas, Estados Unidos, o Fundo...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

Segundo ETF de Bitcoin pode ser lançado amanhã na Nasdaq

Muitos pensavam que o ETF de Bitcoin da Valkyrie seria o primeiro a ser aprovado, todavia o mercado foi surpreendido pelo lançamento do ETF...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias