A equipe técnica responsável pela blockchain da Helium anunciou que a rede será abandonada de vez em breve. O projeto tem como missão criar uma infraestrutura descentralizada de Wi-Fi pelo mundo.
Assim, a mineração de tokens Helium (HNT) são feitas através dos chamados Hotspots Helium LongFi, que são roteadores de internet que os mineradores compram e instalam em casa.
Com transações feitas pela rede, eles recebem recompensas por fornecer a cobertura Wi-Fi a mais lugares.
Recentemente, o projeto atravessou duras críticas, de pessoas afirmando que a mineração de Helium não é lucrativa e que ela impõe aos investidores muito investimento. No Brasil, a Anatel já regulou os aparelhos.
Fundação Helium anuncia abandono da blockchain própria: “vamos mudar tudo para a Solana”
A fundação da criptomoeda Helium anunciou uma atualização de sua infraestrutura de tokens para o futuro a ser realizada em breve pela sua equipe técnica.
Tudo isso será realizado pela “HIP 70”, que propõe principalmente três grandes mudanças para o ecossistema Helium.
Uma delas é a mudança da atual Prova de Cobertura (PoC) para o sistema de Oráculos, que deve ajudar a estabilizar a rede ultimamente ruim para validadores.
A segunda mudança é mover a Contabilidade de Transferência de Dados para Oráculos, que devem simplificar o desempenho da arquitetura Helium, segundo sua fundação.
Por fim, a terceira e última medida é a migração da Helium Network, sua blockchain própria, para a Solana, movendo os tokens, governança e economia para a concorrente do Ethereum.
“Tal movimento traria economias de escala significativas por meio da vasta gama de ferramentas, recursos e aplicativos para desenvolvedores Solana combináveis.”
Comunidade terá de votar por mudanças a partir de 12 de setembro, mas preço derreteu e coloca em dúvida a confiança dos investidores
As medidas vinham sendo discutidas a meses e agora terá a participação da comunidade. Entre os dias 12 e 18 de setembro próximos, a comunidade deve votar pela mudança, disse a fundação Helium em nota.
“Para ajudar a informar e educar a comunidade, a Fundação organizará uma Câmara Municipal com os principais desenvolvedores, seguida pela Chamada da Comunidade mensal e uma AMA da Comunidade nos Espaços do Twitter. Uma votação em toda a comunidade acontecerá em 12 de setembro, encerrando em 18 de setembro.”
Chama atenção que desde o anúncio da migração de blockchain Helium, esta sendo abandonada, para a Solana, o preço do HNT caiu mais de 20% em relação ao Dólar, mostrando que a comunidade não se animou com a HIP 70.
Nos últimos 10 meses, a cotação da Helium despencou 91% desde sua máxima histórica, passando por um dos momentos mais difíceis de sua história e prestes a mudar de blockchain.