Blockchain – Implementação e possíveis mudanças no nosso cotidiano

Quando embarcamos no mundo de criptomoedas uma das palavras que mais encontramos é a famosa blockchain. Por ser um termo novo, muitos de nós não sabemos exatamente do que se trata, mas sabemos que nela existe um grande potencial de mudanças. Qual tipo de mudanças podem acontecer no nosso cotidiano uma vez que a tecnologia blockchain for implementada em outros setores?

Para entender as mudanças, primeiro temos que perguntar: Porque precisamos da Blockchain?

A blockchain em si não é muito eficaz, ela é mais devagar do que muitos recursos que já existem. Isso devido ao consenso necessário entre todos os integrantes da rede. As pessoas que estão espalhadas pelo mundo e que fazem parte de uma certa rede tem que se juntar e concordar com o estado do que está acontecendo no momento, a todo momento. O consenso em si, é a mágica da blockchain. Caso a rede queira implementar alguma mudança no código da blockchain, por exemplo, os integrantes têm que se juntar. Mais importante concordar com a nova direção da blockchain. Uma vez que todos estiverem de acordo a mudança pode então ser implementada.

O resultado desse consenso, é uma network distribuída, imutável, segura. E também sem uma entidade de confiança por trás. A blockchain em si, é uma forma de descentralizar, mas nem tudo deve ser descentralizado. Em muitos setores um simples banco de dados é mais eficaz que a utilização da blockchain. Mas em outros a blockchain realmente pode trazer grandes soluções que poderão mudar nosso cotidiano.

Algumas mudanças já estão acontecendo. Uma delas, tokenização, foi possibilitada por plataforma Dapps como a Ethereum e a EOS que estão cada vez mais populares.

Outras aplicações para Bitcoin e Litecoin estão sendo desenvolvidas agora, com a invenção das “side chains”. Soluções como a Lightning Network e Color Coins também vão possibilitar a utilização da Bitcoin e Litecoin blockchain de várias formas. Sem congestionar a camada base da blockchain.

Dinheiro é a maior mudança de todas desde da invenção da blockchain. As moedas criadas na blockchain não foram emitidas por um governo, ou uma entidade de confiança centralizada e sim pela network. Além disso, a contabilidade da blockchain está aberta para todos. Ao mesmo tempo, a identidade de cada um é protegida. Uma das maiores formas de resgatar privacidade e autonomia no mundo de hoje. Moedas como Bitcoin, Litecoin ou Ethereum também podem sem comercializadas mundialmente. Todas essas vantagens fazem com que o dinheiro digital seja cada vez mais atraente.

Proteção de identidade também é um setor que tente a crescer com a invenção da blockchain. Todas as soluções para identificações e sistemas de identidade que são usados hoje são emitidos pelos governos, e órgãos centralizados. No caso a blockchain pode ser implementada para resgatar a privacidade do usuário. Uma sugestão dada por Franklyn Richards, Diretor da Litecoin Foundation, é a criação de um passaporte digital, que minimiza a burocracia de imigração e garante segurança de verificação. E também, que revela menos informação sobre o usuário. No cotidiano, por exemplo, se alguém gostaria de saber se somos maiores de 18 anos, ao invés de ter que revelar a data de nascimento, e outras informações disponíveis o passaporte digital, por exemplo, simplesmente indicaria válido. Um sistema simples de validação sem ter que revelar grandes informações.

No setor de finanças as possibilidades da blockchain são infinitas. O nível de transparência proporcionado pela blockchain vai continuar facilitando o funcionamento dos bancos, das corporações e organizações. JPMorgan, por exemplo, anunciou recentemente a criação de sua cripto moeda JPM e outros bancos vão seguir o mesmo trajeto.  No cotidiano, transações globais e regionais de alto custo interno para os bancos já estão sendo eliminadas pelo uso da blockchain. Outras funcionalidades também estão sendo desenvolvidas e cripto moedas como Ripple, Stellar e outras foram criadas com finalidade de criar soluções para bancos e corporações.

No setor social, uma variedade de aplicativos estão sendo desenvolvidos que vão facilitar o envio de cripto moedas, ou melhor, valores. Pessoas vão poder enviar cripto moedas por mensagem de texto, e outras plataformas sociais e isso pode mudar como as pessoas vão interagir online. Doações, por exemplo, poderão ser feitas diretamente ao necessitado, pagamentos serão diretos e sem fronteiras, mais importante de baixo custo para os usuários. As pessoas que hoje não tem acesso a um pouco poderão finalmente ter acesso a vários recursos e vários serviços online.

Concluindo as mudanças que podemos esperar no nosso cotidiano serão muitas. Após apenas 3 décadas desde a invenção da internet não conseguimos imaginar o mundo sem ela. A invenção da blockchain é bem similar, apesar das mudanças serem graduais e quase imperceptíveis. Eventualmente, a tecnologia vai fazendo parte de nossas vidas e quando acordamos já estamos vivendo em uma outra realidade.

Por: Mamãecrypto

Artigo inspirado por video: Blockchain Killer Apps por Franklyn Richards (Diretor da Litecoin Foundation)

 

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Michelle Mafra
Michelle Mafrahttps://www.mammycrypto.com
Mãe na ativa, empreendedora e cripto entusiasta. Meu foco é ser uma ponte de informação segura sobre cripto moedas, trazendo muitas novidades diretamente da California. Autora o livro e Ebook: O Guia da Litecoin (LTC) Voluntária da Equipe West Coast USA da Litecoin Foundation

Últimas notícias

Últimas notícias