(John Blakely)  – O sistema de pontuação de crédito não é novidade. Durante anos nos disseram para observar como gastamos, para gastar apenas o que temos e para monitorar o uso do cartão de crédito. 

Sabemos que a dívida – seja empréstimos escolares, empréstimos para carros ou dívidas médicas – pode ser usada contra nós.

Com o atual sistema de pontuação de crédito, isso pode significar problemas quando queremos pedir dinheiro emprestado ou alugar um apartamento. Então, e se esse sistema sofresse uma reviravolta? E se a blockchain puder tornar isso possível?

O que é a tecnologia Blockchain?

Se você não está familiarizado com a blockchain, fique sabendo que ela é a criação de Satoshi Nakamoto, que pode ser um pseudônimo para uma pessoa ou um grupo de pessoas que estão trabalhando juntos sob um único nome.

A Blockchain permite que as informações digitais sejam facilmente distribuídas sem disponibilizá-las para serem hackeadas ou copiadas. Como um livro digital, novas informações podem ser adicionadas, mas, por causa de como elas são armazenadas, os dados antigos não podem ser facilmente alterados ou excluídos.

A tecnologia Blockchain começou com a criação da Bitcoin, uma moeda digital. Desde então, evoluiu para algo muito mais significativo. A Blockchain criou essencialmente uma nova base para melhorar a infraestrutura da Internet.

Existe potencial na blockchain para continuar evoluindo até que nosso atual sistema de pontuação de crédito esteja obsoleto? É uma possibilidade.

Você não precisa necessariamente saber como a Blockchain funciona para aproveitá-la. Se você está curioso, aqui estão os princípios básicos.

Como o Blockchain funciona?

Se você está familiarizado com os computadores e os dados que eles hospedam, você sabe que geralmente há um local centralizado que armazena informações. Essa informação é suscetível a hackers, e o que está armazenado lá pode rapidamente se corrompido.

Blockchain altera a maneira como essa infraestrutura de dados funciona. Em vez de um local central onde os dados são armazenados, os dados são duplicados e mantidos em vários locais. Regularmente atualizada, as informações não estão mais disponíveis para hackers invadirem ou corromperem.

Blockchain vai superar o googleA Blockchain cria uma plataforma realmente compartilhada. A informação é acessível a qualquer pessoa a qualquer momento na internet.

Nosso entendimento original da internet e da documentação é limitado. Pense no Google docs como um exemplo. À medida que as pessoas começam a gravitar em direção a plataformas compartilhadas, nos tornamos mais eficientes com nosso tempo e espaço de armazenamento.

Da mesma forma, nossa compreensão de como melhor usar e armazenar dados na internet também está evoluindo.

Blockchain permite uma manutenção mais sofisticada de informações e registros. Não haverá dúvidas se você tem ou não a versão mais recente ou se alguma informação foi perdida.

Quais são os benefícios da Blockchain?

Embora haja muitos benefícios em usar um sistema baseado em blockchain, há dois importantes que vale a pena mencionar.

O primeiro benefício é que não há um único lugar onde a informação é armazenada. Isso também significa que não tem um único ponto de falha.

Algo teria que acontecer com os milhões de computadores que têm acesso às informações para serem perdidos. É altamente improvável que isso aconteça.

A segunda é que nenhuma entidade ou pessoa tem controle sobre a entrada ou manutenção da informação. As informações contidas nos parâmetros blockchain não podem ser alteradas ou corrompidas facilmente.

Esta é, em essência, uma plataforma pública, onde as informações podem ser compartilhadas e acessadas.

O que tudo isso significa para o nosso atual sistema de pontuação de crédito?

Nós não precisamos ficar muito presos nos meandros do sistema blockchain. Por enquanto, vamos ver como essa tecnologia pode mudar a forma como abordamos as pontuações de crédito.

Considere que o sistema centralizado atual (desatualizado) nesta instância é o banco. O banco tem todas as suas informações. Se você quiser acessar qualquer parte, você tem que ir através de seu banco para recuperá-lo.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Este é o caso se você precisa de informações para uma casa, um carro novo ou empréstimos educacionais.

Uma vez que essa informação é obtida, você vai em frente e passa para a parte em questão. Esse tipo de sistema significa que dados confidenciais passam por muitas mãos diferentes. Nessa situação, há vários momentos de vulnerabilidade para as informações que mantêm sua identidade – e sua pontuação de crédito – protegidas.

Outro problema com este método atual é que as alterações no seu histórico de crédito são muitas vezes lentas para aparecer. 

Mudanças positivas podem ter ocorrido que devem ser refletidas em sua pontuação de crédito. Mas isso nem sempre é capturado rapidamente nas informações que podem ser obtidas pelo banco.

Estes sistemas são mantidos e transmitidos pelos seres humanos. Você precisa se preocupar com a segurança das redes de computadores individuais pelas quais suas informações estão passando. Você também precisa se preocupar com a possibilidade de erro humano.

Um sistema blockchain muda completamente como essa informação é comunicada. Violações de dados podem ser coisa do passado se mudarmos para Blockchain.

Saúde financeira é um dos nossos ativos mais valiosos. Freqüentemente precisamos provar nosso histórico de crédito fornecendo informações confidenciais. Número de CPF, carteira de motorista, passaporte e outros documentos são repassados ​​durante consultas de crédito.

Vale a pena repetir que, durante o processo, estamos vulneráveis ​sobre as informações. Um sistema tradicional só precisa ter esse computador central hackeado para obter acesso ou controle de informações.

Alternativamente, um sistema blockchain requer que um hacker ganhe controle de mais de 50% da rede para ter sucesso. É duvidoso que aconteça – e certamente não sem que alguém perceba.

O uso da blockchain significa que as verificações de crédito não expõem mais nem comprometem os dados confidenciais. Você terá resultados mais rápidos e mais atuais para uma consulta. E, ao mesmo tempo, você não estará colocando sua identidade em risco de roubo.

Com a blockchain também podemos passar informações de forma transparente para fora do país. No passado, os históricos de crédito não foram fáceis de serem levados para o exterior com você. Mudar para um novo país pode resultar na necessidade de começar tudo de novo, em relação ao estabelecimento do seu crédito.

A tecnologia Blockchain permite uma plataforma de crédito global. Você não ficará mais confinado a um único país e poderá levar seu histórico de crédito para onde for. Na “aldeia global” de hoje de um mundo, esse tipo de flexibilidade é extremamente útil.

As mudanças que a blockchain traz pode impactar a todos. No entanto, poucas pessoas colherão benefícios mais significativos da transição. Esses grupos de pessoas são minorias, jovens e aqueles que têm pouco capital.

Em um ambiente econômico em rápida mudança, esses grupos precisam de mais ajuda do que nunca. Nas últimas décadas, todo o pano de fundo do nosso sistema financeiro sofreu uma reviravolta.

O custo dos imóveis e da educação está crescendo muito mais rápido do que as taxas salariais. Jovens adultos estão se encontram sobrecarregados com mais dívidas e preocupações financeiras. Eles também notaram que não estão no controle de seu histórico de crédito.

Grandes agências de crédito não estão vendo as pessoas de baixa renda como. Em vez disso, a empresa vê as informações dessa pessoa como algo para compartilhar com outros bancos e credores. Longe de um cliente, a pessoa em questão se torna uma mercadoria a ser usada como a empresa julgar conveniente.

Mover-se em direção a um sistema blockchain para pontuação de crédito permitirá que as pessoas recuperem parte do controle. Não só eles podem ver e manter suas informações de crédito, mas também podem divulgá-las como quiserem.

No ambiente atual, duas coisas se tornaram cada vez mais aparentes. A primeira é que a maior parte de nossas informações de crédito não devem ser armazenadas em sistemas de agências de crédito. A segunda é que os números do CPF não devem ser usados ​​como uma ferramenta de identificação primária.

O futuro do sistema de pontuação de crédito

Não é provável que o sistema tradicional de pontuação de crédito desapareça de um dia para o outro. Os grandes nomes da indústria provavelmente estarão por aí por um tempo.

Ainda há muito trabalho a fazer com a plataforma blockchain antes de podermos acessar todas as vantagens que a acompanham.

É promissor que esse impulso em direção a um sistema de pontuação de crédito blockchain pode permitir menos roubo de identidade. Os indivíduos terão mais controle sobre suas informações e quem tem acesso a elas.

Com alguns ajustes e melhorias, um sistema blockchain pode revitalizar nossa compreensão da pontuação de crédito e compartilhar inteiramente.

Fique de olho na tecnologia blockchain e como ela continua a evoluir. Você pode ficar surpreso com a renovação que nosso sistema de pontuação de crédito poderá experimentar em breve.


John Blakely é Embaixador de Educação da ScoreSense, onde você pode encontrar mais de seus artigos.

Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias

Mantenha-se atualizado, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.