A Binance apresentou nos últimos dias um relatório de provas de reservas que não convenceu parte do mercado de criptomoedas, com investidores realizando saques em massa na corretora. Devido à desconfiança, o token nativo da Binance, o BNB, registra queda de 6% nos últimos sete dias.
Enquanto a situação piora para a FTX, que viu seu fundador ser preso na última segunda-feira (12), o cenário respinga na Binance.
Isso porque, a desconfiança dos investidores com corretoras centralizadas anda em alta desde o colapso da concorrente. Assim, qualquer movimento errado cometido pela maior do mundo leva pessoas ao desespero pelos saques.
Vale lembrar que alguns clientes não têm conseguido sacar seu dinheiro na plataforma nos últimos dias, após um reforço nas medidas de KYC da Binance.
Saques em massa na Binance pressionam preço do BNB, que despenca 5% em 24 horas
A Binance apresentou as suas provas de reservas ao mercado de criptomoedas. Mas como o relatório não foi facilmente aceito por parte do mercado, investidores começaram um movimento de saques em massa dos recursos na plataforma.
E a “corrida aos bancos” inesperada na Binance causa uma queda em seu token nativo, o BNB, que despencou 5% nas últimas 24 horas. Vale lembrar que o Bitcoin valorizou 2,7% e o Ethereum 3,1% no mesmo período, ou seja, é uma queda pontual do BNB.
De acordo com o Coindesk, os saques na Binance nesta segunda-feira (12) foram o maior desde o dia 13 de novembro. Naquela ocasião, a FTX acabara de falir e o mercado tinha um grande receio com as corretoras de criptomoedas do mercado.
Ao que tudo indica, a Binance voltou a ser alvo de desconfiança, em um momento que foi citada pela Reuters em uma matéria. De acordo com a reportagem, a corretora pode ser processada pelos Estados Unidos em breve, o que causou novos temores em clientes.
Independente do que causou os novos saques em massa, o mercado acompanha a liquidez da Binance com atenção.
Em meio a polêmica, um usuário acusa a corretora de travar sua conta devido às críticas que ele fez sobre a plataforma. Em resposta, a Binance vazou um trecho da conversa do cliente com o suporte e disse que ele está confuso.
It appears you are still confused in regard to the reason your account was put into withdrawal-only mode. @CoinMamba, here is a screenshot of your conversation with our CS agent. pic.twitter.com/Na2MagN6Dy
— Binance (@binance) December 12, 2022
Endereços de bitcoin com pelo menos 0,1 BTC alcançam recorde
De acordo com a Glassnode, por meio de seu serviço de alertas, o número de endereços na rede bitcoin que possuem pelo menos 0,1 BTC alcançou um novo recorde.
Com 4.135.154 milhões, o episódio mostra que mais endereços surgem em meio à debandada de corretoras do mercado.
📈 #Bitcoin $BTC Number of Addresses Holding 0.1+ Coins just reached an ATH of 4,135,154
View metric:https://t.co/hZY8dBLpzX pic.twitter.com/svOzxwQRmN
— glassnode alerts (@glassnodealerts) December 13, 2022
Não está claro ainda qual será o desfecho das corretoras de criptomoedas, mas 2022 foi um ano de desconfiança extrema com esse mercado.