Em desabafo publicado no Twitter nesta terça-feira (5), um investidor brasileiro revelou ter caído em um golpe que lhe custou R$ 850.000. Segundo o relato, o brasileiro estava mostrando para sua esposa como usar uma carteira de Bitcoin, mas baixou um aplicativo falso na App Store da Apple.
Após a vítima inserir suas chaves privadas no aplicativo que se passava por uma carteira, os hackers tiveram acesso as suas moedas e moveram todo montante rapidamente para outros endereços.
Esse não é o primeiro caso de carteira falsa na loja de aplicativos da Apple. No mês passado, golpistas conseguiram disponibilizar uma versão maliciosa da Rabby Wallet e, em um caso ainda mais antigo, investidores de XRP também baixaram uma versão falsa da Toast Wallet.
Carteiras falsas na loja de aplicativos da Apple continuam fazendo vítimas
Em seu relato, o brasileiro conhecido como Mobius afirmou que usava a BlueWallet, mas decidiu baixar a carteira Electrum para importar seus fundos enquanto mostrava para sua esposa como realizar o processo.
Apesar da Electrum ser uma das carteiras mais famosas do mercado, ela não possui uma versão para iOS e, portanto, a vítima baixou uma carteira falsa.
“Acabei de levar um golpe de um aplicativo na loja da Apple.”
“Eu estava ensinando minha esposa a restaurar uma carteira e caímos em um golpe”, comentou o brasileiro nas redes sociais, marcando alguns perfis famosos. “Se alguém puder, eu agradeceria muito.”
Segundo dados on-chain, as perdas são superiores a 2,6 bitcoins, equivalentes a R$ 850.000 no momento dessa redação.
Em pesquisa realizada pelo Livecoins, a carteira falsa já foi derrubada pela Apple. No entanto, essa não é a primeira vez que uma Electrum falsa entra na App Store.
Em novembro do ano passado, um aplicativo chamado “Electrum Wallet Management” já havia enganado outros usuários da Apple que buscavam uma carteira de Bitcoin.
Nesse caso mais recente, o aplicativo se chamava “Electrum Secure wallet”, ou seja, uma nova versão do golpe que pode ter sido aplicado por golpistas diferentes.
Não confie, verifique
Embora a App Store seja considerada muito mais segura que a loja de aplicativos do Google para dispositivos Android, o que é verdade, os diversos golpes mostram que os sistemas de verificação da Apple não são infalíveis.
Além das duas carteiras falsas da Electrum, a App Store já foi acusada de hospedar uma cópia falsa da Rabby Wallet no mês passado. O intuito dos golpistas era o mesmo em todas as ocasiões, roubar as criptomoedas dos investidores.
Em outro caso mais antigo, investidores da Ripple (XRP) processaram a Apple após perderem dinheiro com a “Toast Plus Wallet”, que também era uma versão maliciosa usando o mesmo nome de uma antiga carteira de XRP.
Portanto, a recomendação ao investidor é procurar pelos sites oficiais das carteiras e também conferir suas redes sociais. Desta forma, eles podem evitar golpes do tipo.