Argentina

“Buenos Aires vai ser a capital mundial das criptomoedas”, diz prefeito

Share

O prefeito de Buenos Aires Jorge Macri declarou que a capital da Argentina poderá se tornar em breve uma referência global em criptomoedas. Ele é um primo do ex-presidente Mauricio Macri.

De acordo com um comunicado oficial da cidade, impostos municipais e carteiras de habilitação já permitem pagamentos com criptomoedas. Além disso, o comércio avança na adoção do inovador meio em transações cotidianas.

O objetivo é que a cidade se torne líder mundial em criptomoedas. Já temos o capital humano e agora estamos gerando as ferramentas, reduzindo a burocracia, para facilitar a conformidade do contribuinte e apoiar a chegada de novas empresas que estão se instalando aqui“, declarou Jorge Macri. O prefeito participou de um pagamento ao vivo no The Slow Kale em Colegiales, um bar que já aceita cripto.

Macri estava acompanhado pelo Chefe de Gabinete, Gabriel Sánchez Zinny; pelo Ministro do Desenvolvimento Econômico, Hernán Lombardi; pelo Ministro da Fazenda, Gustavo Arengo; e pelo Subsecretário de Investimentos da Cidade de Buenos Aires, Augusto Ardiles.

As multas de trânsito da capital argentina também podem ser pagas com moedas digitais, com planos de expansão para mais serviços em breve.

Buenos Aires planeja melhorar a tributação das criptomoedas para incentivar aceite pelo comércio

Para incentivar ainda mais a utilização das criptomoedas no comércio de Buenos Aires, o governo municipal planeja aliviar a tributação para empresas.

Os planos envolvem a criação de um arcabouço regulatório ágil e transparente, que se adapte ao novo contexto econômico. A intenção do governo Macri é clara, atrair empresas do mercado de criptomoedas para Buenos Aires.

Essas reformas marcam uma mudança no tratamento jurídico e tributário dos ativos digitais. Menos burocracia, maior segurança jurídica e regras claras se traduzirão em mais investimentos“, afirmou o Ministro Lombardi. “A nova nomenclatura permitirá determinar e esclarecer as atividades de empresas e pessoas físicas que utilizam criptoativos, evitando, assim, retenções na fonte que comprometem o capital de giro do setor“, acrescentou.

Entenda os planos da capital argentina para se posicionar no mercado cripto: “BA Crypto”

De acordo com informações divulgadas pelo governo municipal, uma das medidas para incentivar o mercado cripto envolve a mudança de nomenclatura das atividades.

Além disso, as corretoras de criptomoedas posicionadas em Buenos Aires não terão de pagar impostos municipais, o que ajuda a melhorar o caixa das empresas.

Para isso, haverá uma nova base tributária para as plataformas do mercado cripto, que não compromete suas operações.

Por fim, a prefeitura declarou que lançará um agregador de plataformas cripto, para que os moradores consigam acessar de forma mais simples o serviço.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Gustavo Bertolucci

Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci
Tags: BAmacri