Candidato a governador de SP pelo Novo defende blockchain em debate

Atualmente ocupando cargo de Deputado Federal, Poit tenta uma vaga no Palácio dos Bandeirantes.

A Globo promoveu em todo Brasil um debate com candidatos a governador pelos estados e, em São Paulo, Vinicius Poit, que concorre pelo Partido Novo nas eleições de 2022, defendeu o uso da tecnologia blockchain para rastrear emendas.

Ele já havia defendido nos dias anteriores essa ideia para ser utilizada pelo estado de São Paulo e muitos haviam criticado sua ideia.

Utilizada principalmente para validar as transações do bitcoin, a tecnologia blockchain tem sido associada a inúmeras inovações nos últimos anos, que chamam atenção tanto no setor público quanto privado.

Considerada uma tecnologia excelente para gestão de dados, essa inspirou o surgimento da Rede Blockchain Brasil, que é uma iniciativa do TCU com BNDES para tentar eliminar a corrupção em contratos públicos.

Candidato a governador de São Paulo pelo Novo defende o uso da blockchain

Alçada ao status de ser o protocolo da confiança, a tecnologia blockchain é associada a várias iniciativas de inovação pelo mundo que podem facilitar e desburocratizar o acesso a informações.

Isso porque, como os dados registrados em blockchain são imutáveis e transparentes, qualquer solução que utilize essa tem, em teoria, lastro tecnológico nas informações gravadas de forma distribuída.

Assim, o candidato ao Governo de São Paulo, Vinicius Poit, destacou em um debate na última terça-feira (27) que irá utilizar a blockchain para rastrear as emendas que são encaminhadas ao governo, dando transparência a todo o processo.

Nos últimos dias, em um debate promovido pelo Estadão, o candidato já havia dito que com a blockchain não se teria mais emendas secretas. Assim, utilizar emendas para comprar votos seria impossível, na visão do candidato.

Na internet, candidato foi criticado por não saber conceito da blockchain

Ainda que os presidenciáveis do Brasil não conheçam e nem apoiem o bitcoin e demais criptomoedas, muitos mostram que confiam na blockchain.

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL-RJ), foi um que colocou a blockchain em seu material de campanha registrado no TSE.

Mas a fala do candidato pelo Novo no debate da Globo acabou levando muitas críticas nas redes sociais, como pela jornalista Vera Magalhães, que disse que o termo é muito técnico para ser apresentado ao público.

Outros criticaram que ao citar a blockchain, Poit não sabia do que estava falando, e apenas tentava convencer empresários de tecnologia de que ele entende de inovações.

Contudo, chama atenção que a blockchain, tecnologia base das criptomoedas, é um dos destaques das eleições de 2022 e segue ganhando espaço no debate público.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias