
A Cartesi, plataforma modular que potencializa o desenvolvimento de aplicações descentralizadas com uso de Linux, acaba de lançar uma nova versão do Honeypot, sua aplicação construída com Cartesi Rollups, agora equipada com o sistema de provas de fraude PRT (Permissionless Refereed Tournaments).
A novidade marca o ingresso da Cartesi no seleto grupo de protocolos reconhecidos pela L2BEAT como Stage 2 Rollups, categoria que exige sistemas de verificação descentralizados e permissionless.
O Honeypot é uma aplicação em Ethereum que desafia hackers a drenar um fundo inicial financeiro em CTSI, usando apenas suas habilidades técnicas.
Se conseguirem, ficam com o prêmio. O conceito atua como um campo de testes gamificado: em vez de simulações, a Cartesi aposta na realidade para validar a segurança do seu framework de rollups. Esta nova versão é a primeira protegida por um sistema de provas de fraude, essencial para elevar a confiança na camada 2 da Ethereum.
Na segunda versão do Honeypot, o prêmio em dinheiro começará em mil dólares e, conforme o sistema for evoluindo, é esperado que o pote (pot) do prêmio aumente progressivamente com alocações compostas pela Cartesi Foundation, enquanto a versão antiga do Honeypot, que contém 1.772.889 CTSI, é descontinuada.
O PRT funciona como um torneio descentralizado que permite que validadores desmintam participantes mal-intencionados, sem exigir infraestrutura robusta. A inovação foi projetada para resistir a ataques Sybil e coloca a Cartesi na vanguarda da segurança descentralizada.
O modelo de Permissionless Refereed Tournaments adotado pela Cartesi apresenta uma abordagem diferenciada para provas de fraude, ao priorizar eficiência no uso de capital por validadores e maior resistência a ataques econômicos.
A implementação do Honeypot v2 em ambiente de produção permite observar, na prática, como disputas são resolvidas em condições reais de mainnet, oferecendo dados relevantes para o setor.
À medida que a Cartesi avança em direção aos mais altos padrões de segurança, o sucesso do modelo dependerá da capacidade do sistema de atrair participação suficiente de validadores sem comprometer a agilidade na resolução de disputas, ao mesmo tempo em que amplia as alternativas de design disponíveis para a evolução da infraestrutura de rollups otimistas.
A Cartesi é uma plataforma de blockchain modular que oferece aos desenvolvedores um ambiente de execução Linux completo, facilitando a criação de dApps de última geração. A Cartesi busca resolver desafios de escalabilidade e usabilidade no desenvolvimento descentralizado, permitindo o uso de linguagens tradicionais, tornando soluções Web3 mais acessíveis.
Comentários