Talvez uma das maiores barreiras das criptomoedas sejam questões como usabilidade e adoção. Nessa área, diversas iniciativas estão se formando para disseminar os ativos digitais para a população ainda leiga.
Uma destas iniciativas é o Bitback. Unindo a tendência que atualmente está em alta no comércio, que é o cashback.
Cashback em Bitcoins
Cashback consiste na prática por meio da qual parte do valor gasto é retornado ao comprador. Desta forma, comprando em uma das lojas parceiras do Bitback, é possível receber uma porcentagem do valor gasto – que varia de acordo com as lojas – em Bitcoins (BTC).
O Bitback é focado na facilidade para o usuário leigo sobre criptomoedas, optando por um cadastro simples e gratuito. É possível criar uma nova conta por meio de um perfil existente no Facebook ou por meio de uma conta Google.
Após o cadastro, basta confirmar o email, selecionar uma loja na aba “Lojas Parceiras” e efetuar a compra nas lojas virtuais parceiras. O saldo em cashback é exibido em uma barra lateral, junto com as opções de link de indicação e detalhes sobre a conta.
Sobre as indicações, a primeira compra realizada por um amigo indicado que for confirmada dentro de um ano após a indicação, garante ao usuário R$ 10,00 em Bitcoins.
Na aba “Minha Conta” há um espaço dedicado para alterar seus dados cadastrais na plataforma, o email de cadastro e incluir uma carteira (wallet) para sacar seus Bitcoins adquiridos por meio de cashback – ação possível após completar o saldo mínimo de R$ 30,00.
Diversas opções de compra para o público
Atualmente, o Bitback oferece opções de compra em quase 400 lojas virtuais, contando com uma base de 1.600 usuários – números que tendem a crescer conforme a plataforma é disseminada no público mainstream.
Otávio Lima, idealizador do projeto, fala sobre o compromisso do Bitback ser a porta de entrada para aqueles não iniciados no mundo das moedas digitais:
“Muitas pessoas não entram no mercado de criptomoedas por medo ou mesmo desconhecimento. Desta forma, pensei que se a entrada deles no mundo das criptomoedas fosse através de cashback, seria ótimo. Você naturalmente já compra em sites de e-commerce e, se puder ter o dinheiro de volta em Bitcoins, e ele ainda valorizar, será uma maravilha.”
De fato, a opção de cashback em Bitcoin representa uma forma segura de conhecer criptomoedas sem precisar necessariamente investir no criptoativo. E no Bitback é ainda melhor, pois o valor é devolvido em um ativo, que esse ano já valorizou mais do que famosos índices de diversas Bolsas de Valores – só este ano foram 295% de janeiro a julho.
A plataforma conta ainda com um blog, atualizado semanalmente com conteúdos educativos com o intuito de elucidar o público que ainda não entende sobre essa classe nascente de ativos.