O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), divulgou um alerta aos seus seguidores no Twitter, afirmando que um vazamento de dados do WhatsApp tem comprometido investidores de criptomoedas.
Ainda que o vazamento de dados de 500 milhões de pessoas que utilizam o WhatsApp não seja uma novidade, visto que ocorreu no final de 2022, o executivo lembrou que casos recentes de ataques utilizam a base hackeada.
Com isso, muitos investidores estão correndo riscos e devem correr para habilitar a autenticação de dois fatores em suas contas, em corretoras de criptomoedas.
CEO da Binance alerta que vazamento de dados do WhatsApp segue lesando investidores de criptomoedas
Com 500 milhões de dados vazados do WhatsApp a venda pela internet, quem não tomar cuidado pode se tornar a próxima vítima de golpistas.
Assim, o CEO da Binance recomendou que seus clientes habilitem autenticação de dois fatores com seus dispositivos na corretora, especialmente com o Yubikey.
“Tenha cuidado com phishing e outros golpes de engenharia social. Melhor habilitar o 2FA com um dispositivo de hardware (Yubikey) em todas as corretoras cripto.”
Be careful with phishing and other social engineering scams. Best to enable 2FA with a hardware device (Yubikey) on all crypto exchanges. https://t.co/orI7Rw3npS
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) July 21, 2023
Questionado por um seguidor do porquê do alerta agora em julho de 2023, visto que os rumores do vazamento começaram em fevereiro, CZ declarou que os hackers só começaram a utilizar os dados em golpes agora.
“Os dados estão apenas começando a circular mais amplamente”, disse CZ após emitir alerta a investidores de criptomoedas.
Vale o destaque que, ao negociar em corretoras de criptomoedas, a autenticação de dois fatores é uma medida de segurança essencial, que não deve ser negligenciada.
Golpes via WhatsApp podem afetar investidores desatentos
A nova orientação do CEO da Binance contra golpes envolvendo o WhatsApp serve de alerta não apenas para investidores da corretora, mas para todo o mercado.
Vale lembrar que nos últimos anos, muitos golpes no WhatsApp utilizaram a imagem da Binance para oferecer criptomoedas grátis, causando enormes prejuízos.
Além disso, outros aplicativos falsos de phishing também utilizaram a imagem do WhatsApp e Telegram para tentar roubar criptomoedas dos investidores.
Com isso, se torna cada vez mais importante que investidores redobrem os cuidados ao acessar aplicativos de dispositivos móveis em locais não oficiais, além de evitarem contato com mensagens não oficiais das corretoras. Por fim, tomar medidas de segurança para evitar a perda de criptomoedas em corretoras são essenciais.
Por fim, um ditado popular do mercado de criptomoedas é o “não são suas chaves, não são suas criptomoedas”, que em resumo deixa claro a importância da autocustódia por investidores, em carteiras em sua posse, e não em corretoras.