O gigante dos pagamentos PayPal anunciou o lançamento de um serviço que permitirá que seus clientes paguem produtos e serviços com criptomoedas.
De acordo com um comunicado à imprensa, a empresa afirma que o movimento “expandiria significativamente a utilidade das criptomoedas” e estará “disponível em milhões de empresas globais”.
O presidente e CEO do PayPal, Dan Schulman, disse que “esta é a primeira vez que as pessoas poderão usar criptomoedas da mesma forma que um cartão de crédito ou débito no PayPal”.
O PayPal acrescentou que o novo serviço vai permitir que empresas e pessoas recebam pagamentos em criptomoedas:
“Permitir que as criptomoedas façam compras em empresas em todo o mundo é o próximo capítulo para impulsionar a onipresença e a aceitação em massa das moedas digitais.”
O CEO do PayPal disse também que as criptomoedas atingiram um “ponto de transição” em que haverá uma mudança nos casos de uso: em vez de serem usadas principalmente como “uma classe de ativo que você compra, mantém e ou vende”, elas podem agora se tornar “uma fonte de financiamento legítima para fazer transações no mundo real para milhões de comerciantes.”
Crédito, Débito ou Bitcoin?
O PayPal afirmou que seu novo serviço oferece suporte a Bitcoin, Litecoin, Ethereum e Bitcoin Cash “dependendo do que os clientes possuem em suas carteiras do PayPal e os saldos disponíveis em cada criptomoeda.
Os clientes então, ao fazer compras em lojas que aceitam o Paypal, poderão escolher entre crédito, débito, e agora, as 4 criptomoedas listadas acima.
A empresa revelou que um “spread de conversão de criptomoedas será embutido na conversão para dólar”. Ou seja, os pagamentos feitos com criptomoedas serão convertidos em moeda fiduciária e só então transferidos ao comerciante.
“O Checkout with Crypto oferece aos clientes de uma empresa uma maneira de finalizar a compra com criptomoedas, sem quaisquer integrações ou taxas adicionais exigidas pela empresa. Todas as transações são liquidadas em dólares americanos e convertidas para a moeda aplicável ao negócio de acordo com as taxas de conversão padrão do PayPal. O Checkout with Crypto oferece aos clientes a capacidade de vender criptomoedas por meio do PayPal para, então, pagar uma empresa por compras online selecionadas em um fluxo contínuo de checkout.”
Ao contrário do PayPal, a Tesla pretende manter o Bitcoin recebido dos clientes.
O PayPal acredita que a opção escolhida com conversão automática é melhor para uma ampla gama de vendedores, já que neste caso eles não terão que se preocupar com a volatilidade da moeda.
A empresa promete não cobrar nenhuma taxa de processamento de transações e permitirá que apenas uma criptomoeda seja usada para cada compra individual.
O anúncio fez o Bitcoin valorizar 2% na última hora, levando a moeda digital para acima de US $ 59.100.