Agora os chineses podem trocar dinheiro pela moeda digital da China através de um caixa eletrônico. O programa piloto foi lançado pelo Agricultural Bank of China (ABC), um dos maiores do mundo.
A ideia é que os usuários possam transferir suas quantias digitais para a moeda local ou vice-versa.
Vários caixas eletrônicos foram implantados por toda a província de Shenzhen, cidade conhecida como “Vale do Silício da China” por ser um dos mais importantes centros financeiros do país. A medida visa que a adoção da moeda seja feita de maneira mais fácil.
De acordo com informações repassadas por fontes locais, os caixas eletrônicos terão compatibilidade com smartphones, permitindo que os usuários transfiram a moeda digital para o caixa e faça saque da moeda local.
Testes já começaram
Os primeiros testes com esse novo formato se iniciaram em outubro de 2020. Entretanto, uma segunda onda de testes começou a ser feita nesta semana. As autoridades do Banco Popular Chinês (PBoC) distribuíram um total de US $ 3 milhões para a população.
O valor foi destinado à promoção e testes da moeda digital. Um total de 100.000 residentes de Shenzhen foram “presenteados” com a quantia equivalente a 200 yuans, cerca de R$ 160.
A implementação do novo sistema também foi feita em um hospital de Xangai. No primeiro momento, os resultados foram muito positivos, incorporando o cartão de débito ao mercado nacional.
Para que o processo de adoção da moeda digital pudesse ser complementado, o governo chinês inaugurou o “Laboratório de Inovação Digital Yuan”. A entidade irá participar do processo de desenvolvimento, apoiando e incentivando, sobretudo, o uso da nova moeda.
Envelopes vermelhos
A mídia divulgou um sorteio de envelopes vermelhos com RMB digitais. Aqueles que receberam o RMB digital podem, além de fazer a troca do valor nos terminais, pagar por bens e serviços comuns.
Com este novo teste a participação dos comerciantes triplicaram, se expandindo de 3.000 para 11.000. O consumo tem se tornado cada vez mais frequente e o investimento continua pesado para que todos conheçam a novidade.
O que acham os cidadãos?
Alguns cidadãos falaram o que pensam sobre a nova moeda digital. De acordo com os residentes locais, esta nova moeda poderá afetar a privacidade financeira de todos de maneira direta.
Tal argumento tem preocupado os defensores dos direitos humanos e demais reguladores que buscam manter a integridade de cada cidadão.
Estes argumentos serão, sobretudo, um dos maiores desafios do Banco Popular Chinês. O mesmo deverá contorná-los da melhor maneira possível para que seu plano de adoção seja bem sucedido.