Uma das maiores empresas do mundo de tecnologia e redes, a Cisco está apostando alto na tecnologia blockchain para a transformação digital do mundo.
Muito mais do que um hype, a tecnologia blockchain está sendo utilizada por inúmeras empresas do mundo todo, e é claro que as gigantes não ficariam fora dessa.
A Cisco, de acordo com dados do Google, teve de receita só em 2018 mais de U$ 49 bilhões, mostrando que o impacto que uma companhia deste porte tem ao anunciar sua entrada na tecnologia blockchain.
Para isso, a Cisco tem apostado alto em sua aplicação de blockchain, esta que promete ter um valor de mais de U$ 9.7 bilhões em 2021.
Relatório Cisco mostra futuro na blockchain
Se os anos 2009 a 2019, os primeiros 10 anos da tecnologia blockchain que nasceu efetivamente com a criação do Bitcoin (BTC), os anos 2020 serão provavelmente os anos da popularização desta nova solução.
De acordo com a Cisco, até 2027, cerca de 10% do PIB mundial estará na blockchain, ou seja, uma adoção em massa está para começar.
Em um relatório recente lançado pela Cisco, a tecnologia blockchain será um dos carros chefes da empresa.
É claro que a Cisco agora se une a outras gigantes de tecnologia a lançar sua própria blockchain privada para atender aos seus clientes, com grandes concorrentes como IBM, Huawei, Amazon, entre outras.
Solução pretende impactar empresas no futuro
O relatório da Cisco mostra uma realidade iminente para o futuro, que é uma melhor transparência de serviços e uma maior privacidade.
“As tecnologias baseadas em blockchain podem construir uma base para a confiança na empresa por meio da digitalização de processos de negócios, tokenização de ativos e codificação de contratos complexos”
A esperança é que se consiga com a blockchain, automatizar a confiança e melhorar a segurança, trazendo um novo valor comercial para o mundo.
Uma certeza para as empresas atuais é que elas têm que se preparar e começar a pensar na nova economia programável, com uma contabilidade distribuída e segura, seja em nuvem (blockchains privadas) ou em nodes (blockchains públicas).