Citibank está preparando o terreno para usar a Ripple (XRP)?

Rumores apontam que banco desistiu de “Citicoin” para apostar na tecnologia Ripple.

Siga no
Criptomoeda Ripple (XRP)
Criptomoeda Ripple (XRP)

O Citibank desistiu de apostar em qualquer tecnologia própria voltada para as criptomoedas. Isso nega qualquer envolvimento do banco com o ativo digital “Citicoin”. Com essa afirmação, a empresa poderá aproveitar ecossistemas que já ofereçam soluções financeiras totalmente integradas à tecnologia blockchain.

O gigante Citibank foi apontado como um das recentes instituições financeiras que decidiu apostar em criptomoedas. O banco estaria envolvido em um projeto similar ao anunciado pela JP Morgan no mercado há pouco tempo atrás. Contudo, parece que o banco não deve apostar em uma criptomoeda própria. Desse modo, o caminho pode estar aberto para a Ripple (XRP), a “queridinha” dos bancos.

Chefe de inovação do Citibank cita SWIFT como alternativa a Citicoin

Sem citar a Ripple, o Citibank esclareceu que deverá usar sistemas que já existem no mercado. Por outro lado, o chefe de inovação do banco citou o SWIFT. Embora o sistema de liquidações transfronteiriças ainda não apresente a tecnologia blockchain, essa pode ser uma solução encontrada pelo banco norte-americano.

Em relação a tecnologia SWIFT, o próprio sistema de pagamentos reluta para incorporar a tecnologia blockchain em seus serviços. Em vários momentos rumores apontavam uma parceria entre a Ripple (XRP) e a SWIFT. Caso isso aconteça, a Ripple (XRP) poderia ver seu preço explodir, graças ao volume de transações que ganharia com a integração a tecnologia blockchain. Porém, por enquanto tudo isso não passa de especulação do mercado.

Para Gulru Atak o banco deve integrar alguma tecnologia já existente em seus serviços. Dessa forma, empresas como a Ripple pode ser uma das grandes cotadas para oferecer soluções via blockchain para o Citibank.

“Decidimos fazer melhorias significativas nos trilhos existentes, aproveitando o ecossistema de pagamentos”.

Banco está preocupado em oferecer melhorias para tecnologia blockchcian

Para Gulru, o Citibank deverá apresentar soluções relacionadas a tecnologia blockchain. O executivo acredita que essa tecnologia deve apresentar melhorias. Sendo assim, a instituição financeira deverá propor mudanças em algum sistema e ou tecnologia existente, em busca de adequar o produto as necessidades do banco.

A Ripple possui uma tecnologia que pode ser considerada um ecossistema completo de pagamentos. Vários bancos já utilizam a tecnologia Ripple em suas transações. Dessa forma, o Citibank poderia ser o próximo, explorando a tecnologia blockchain da criptomoeda que possui softwares voltados para a liquidação de pagamentos e transação de fundos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".
Mão segurando picolé laranja, cor do Bitcoin

Homem compra picolé com Bitcoin em El Salvador em menos de 15 segundos

Um homem gravou um vídeo em El Salvador comprando um simples picolé com Bitcoin, a compra não demorou 15 segundos para ser completada. A...
Roberto Campos Neto, presidente do BCB no Brasil

Presidente do Banco Central do Brasil pede cautela com Bitcoin

O presidente do Banco Central do Brasil (BCB) pediu que as pessoas tenham cautela com o Bitcoin. Reunindo especialistas do setor financeiro brasileiro para...
Imagem: ShutterStock

Fundadores de corretora de Bitcoin desaparecem com R$ 17 bilhões de clientes

Dois irmãos na África do Sul podem ser responsáveis pelo maior golpe Ponzi envolvendo o Bitcoin já aplicado no país. O nome da empresa...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias