Steve Wozniak, cofundador da Apple voltou a falar sobre o mercado de criptomoedas e sobre as suas posições sobre o assunto.
O lendário engenheiro da computação continua um apoiador do Bitcoin e acredita que as criptomoedas podem ser uma ótima forma de pagamento para o futuro, mas que os governos podem restringir o uso desses ativos caso o setor se torne grande demais.
Em uma entrevista com o Yahoo Finance nesta sexta-feira (29), Wozniak afirmou que acredita que o criptomercado e as criptomoedas com certeza serão utilizadas de forma efetiva, mas ainda assim enfrentarão a pressão do governo e das autoridades, que nunca permitirão que as criptomoedas saiam de seu controle.
“Sim, eu acredito que o criptomercado será usado efetivamente. Nós temos muitas maneiras digitais de pagar por coisas agora, até mesmo de transferir dinheiro para as pessoas. Vem desde o PayPal, e agora nós temos o Apple Pay, Apple Cash, temos o Venmo. As criptomoedas possuem um pouco de anonimato.”
Com o criptomercado se tornando cada vez mais eficiente e utilizado, é justamente aí que os investidores precisam tomar cuidado, afinal, o governo não vai permitir que algo assim saia do controle do estado.
“Se tudo for feito com criptomoedas, governos vão usar sua força”, acredita cofundador da Apple
Para o cofundador da Apple, se as pessoas começarem a fazer tudo utilizando as criptomoedas, eles não simplesmente abandonariam o seu poder.
“O problema é que o governo nunca vai deixar que isso [o criptomercado] saia do seu controle. Se chegar a um ponto em que tudo vai ser feito através do criptomercado e não vai passar por observações ou taxação do governo e tudo isso… os governos vão simplesmente proibir. Eles não abandonariam esse poder.”
Wozniak tem uma posição que, para muitos pode parecer errada, já que o Bitcoin é totalmente livre e imparável, mas para outros reflete a realidade que os entusiastas do mercado precisam considerar. Os governos, principalmente os mais poderosos, começaram guerras, faliram países e muito mais para não perder o seu poder de influência e controle na vida das pessoas, até mesmo de pessoas de outros países.
Com isso, muitos alertam que opiniões como a do cofundador da Apple devem ser levadas mais a sério e com menos pensamento de “Bitcoin é imortal”, afinal, nos ajudará a se preparar para um futuro em que isso pode acontecer ou ajudará a evitar que isso venha a se tornar realidade.
Novamente reafirmando a sua posição favorável ao criptomercado, Wozniak afirmou que o Bitcoin é pureza matemática e possui limitações que a moeda fiduciária não tem, sendo único.
“Olha para o dólar dos EUA, o governo pode criar novos dolares e emprestar, ele não tem uma base fixa, como o Bitcoin. O Bitcoin é matemática, a pureza da matemática. Nunca haverá outro Bitcoin criado.”
Wozniak mostra que é importante ser otimista em relação ao Bitcoin, mas sempre vigilante com ações hostis contra a tecnologia.