Em vídeo publicado nesta quarta-feira (21), o procurador americano Damian Williams anunciou que dois executivos da FTX e da Alameda Research se declararam culpados de acusações de fraude.
Segundo nota da SEC, as acusações envolvem a manipulação do preço do FTT, token emitido pela própria corretora, bem como o desvio de ativos de clientes da FTX para a Alameda.
Também citando Sam Bankman-Fried, o texto segue acusando os executivos de levantar bilhões de dólares de investidores ao promover a FTX como uma plataforma de negociação segura, o que era uma afirmação falsa.
As declarações de culpa acontecem enquanto SBF é extraditado para os EUA. Portanto, isso mostra que as autoridades americanas agiram sincronizadamente, liberando tais informações apenas após o fundador concordar com sua extradição.
Executivos da FTX se declaram culpados enquanto SBF é extraditado para os EUA
O colapso da FTX chama atenção por sua velocidade. Afinal, os boatos sobre sua insolvência se transformaram em fatos em poucos dias, bem como a justiça americana realizou prisões quase de imediato enquanto investidores pediam por respostas.
Nesta quarta-feira (21), o procurador Damian Williams usou as redes sociais para atualizar o mundo sobre o caso.
“Quero fazer dois anúncios. Primeiro, anuncio que o SDNY apresentou acusações contra Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, e Gary Wang, co-fundador da FTX, em conexão com seus papéis na fraude que contribuiu com o colapso da FTX.”
“Ambos, Elission e Wang, se declararam culpados destas acusações e ambos estão colaborando com o SDNY.”
Statement of U.S. Attorney Damian Williams on U.S. v. Samuel Bankman-Fried, Caroline Ellison, and Gary Wang pic.twitter.com/u1y4cs3Koz
— US Attorney SDNY (@SDNYnews) December 22, 2022
Seguindo, Williams pede que outros envolvidos na falência da FTX se pronunciem. Finalizando, também comenta que Sam Bankman-Fried está sob custódia do FBI, sendo transportado para os EUA assim que possível.
SEC publica as acusações de fraude contra executivos da FTX e Alameda
Enquanto isso, uma nota da SEC revelou mais detalhes sobre as acusações contra Caroline Ellison, Gary Wang e Sam Bankman-Fried. Estas incluem manipulação de preço do FTT e uso de fundos dos clientes da FTX para outros fins.
“Ellison, sob a direção de Bankman-Fried, promoveu o esquema manipulando o preço do FTT […] comprando grandes quantidades no mercado aberto para sustentar seu preço”, aponta a SEC, afirmando que tal token foi usado como garantia pela Alameda para tomar empréstimos da FTX.
“Bankman-Fried arrecadou bilhões de dólares de investidores divulgando falsamente a FTX como uma plataforma segura de negociação de criptomoedas.”
“A denúncia alega que Wang criou o código de software da FTX que permitia à Alameda desviar fundos de clientes da FTX, e Ellison usou fundos desviados de clientes da FTX para atividades comerciais da Alameda.”
Finalizando, a SEC também aponta que Bankman-Fried, com o conhecimento de Ellison e Wang, moveu outras centenas de milhões de dólares da FTX para a Alameda após sua corretora se provar insolvente.
Até o momento, o mercado não reagiu aos acontecimentos. Bitcoin segue cravado nos US$ 16.800, sem muita variação. O mesmo acontece com outras criptomoedas, operando de forma estável nesta quinta-feira.