O CoinMarketCap, maior agregador de dados sobre criptomoedas, revelou nesta quarta-feira (6) os resultados do Crypto Awards 2024. No total, a premiação contou com 8 categorias, apresentando 5 projetos ou pessoas indicados em cada uma delas.
Os destaques ficaram para as premiações de “criptomoeda do ano”, “memecoin do ano” e “influenciador social”.
Em vídeo, o CMC destacou que o ano de 2023 foi difícil apesar da grande alta do Bitcoin. Afinal, além de investidores ainda estarem desanimados com a falência da FTX, mais tarde a stablecoin USDC perdeu sua paridade com o dólar e a pressão regulatória assombrava o setor.
No entanto, tudo mudou a partir do segundo semestre, quando rumores de que a BlackRock estava tentando emplacar um ETF de Bitcoin animaram o mercado.
CoinMarketCap divulga criptomoedas do ano
Em relação a projetos, o CoinMarketCap divulgou 5 categorias nas quais seus usuários poderiam votar. Sem mais delongas, citamos os nomeados de cada prêmio abaixo, destacando os vencedores de cada categoria em negrito.
Criptomoeda do ano:
Ripple (XRP)
Solana (SOL)
Chainlink (LINK)
Ethereum (ETH)
Toncoin (TON)
Mesmo sendo um dos projetos mais impactados pela falência da FTX, a Solana (SOL) conseguiu apresentar ganhos de 941% em 2023. Atualmente a SOL é uma das 5 maiores criptomoedas do mercado.
Memecoin do ano:
Pepe (PEPE)
Milady (LADYS)
Memecoin (MEME)
Bonk (BONK)
Ordi (ORDI)
Projeto de NFT e jogo mais inovador:
Blur (BLUR)
Pudgy Penguins
BendDAO (BEND)
Big Time (BIGTIME)
Immutable (IMX)
Projeto DeFi mais inovador:
Uniswap (UNI)
Unibot (UNIBOT)
EigenLayer
Maker (MKR)
Friend.Tech
Projeto cross-chain L1/L2 mais inovador:
Arbitrum (ARB)
Axelar (AXL)
ZKSync Era
Celestia (TIA)
Aptos (APTOS)
Em categorias concorridas, os dois primeiros prêmios foram para Bonk, que surfou a alta da Solana, e para a Pudgy Penguins, uma coleção de 8.888 NFTs na rede Ethereum. Já a vitória da Uniswap não causou muita surpresa. Enquanto isso, a Celestia, apesar de ser um projeto novo, desbancou seus concorrentes.
CoinMarketCap divulga influenciadores do ano
Seguindo para as categorias que envolveram pessoas, a disputa foi tão acirrada que o CoinMarketCap até mesmo dividiu o maior prêmio do dia entre todos os indicados.
Líder do ano:
Changpeng Zhao
Ryan Selkis
Vitalik Buterin
Brian Armstrong
Julia Leung
“O vencedor do ano é… todo mundo”, revelou o apresentador do CoinMarketCap. “Nosso comitê simplesmente não conseguiu escolher um vencedor para essa categoria, conforme todos fizeram muito pelas criptomoedas de maneiras diferentes nesse ano. Então, todos são vencedores.”
Influenciador social:
Lookonchain
ZachXBT
CryptosRUs
Wendy O
The DeFi Edge
Famoso investigador on-chain, ZachXBT é frequentemente citado pelo Livecoins ao lado de suas denúncias contra fraudes no setor de criptomoedas. Portanto, sua vitória é merecida dada a importância de seu trabalho.
Por fim, a última categoria foi a de “Bridge Builder”, ou seja, destinada a empresas que fazem uma ponte entre o sistema financeiro tradicional e o mundo das criptomoedas. O vencedor não poderia ser outro.
Bridge Builder:
BlackRock
PayPal
Starbucks
Nike
Reddit
A transmissão completa da premiação pode ser assistida na íntegra abaixo, que conta com comentários de Raoul Pal, ex-Goldman Sachs que se apaixonou pelo Bitcoin e outras criptomoedas.