Colisão de endereços Bitcoin é possível?

Siga no

[quads id=3]

Estamos aqui explorando a possibilidade de acontecer uma Colisão de Endereços Bitcoin, que é uma ameaça a quem possua saldo em alguma wallet.

O que é Colisão de Endereços Bitcoin?

Uma colisão de endereços na rede Bitcoin é um termo que é utilizado quando ao criar um novo endereço BTC seja verificado que há, ou houve, saldo no mesmo.

Além disso, como o Bitcoin possui o histórico de transações totalmente transparente na Blockchain, pode acontecer de ao criar um novo endereço e verificar o mesmo, verificar que houveram registros históricos de movimentações.

Obviamente, esse endereço passa a não ser seguro para transações. Mas se houver saldo, passa a ser de quem o achou inevitavelmente.

Para responder a pergunta que o trouxe até aqui então, se é possível a Colisão de Endereços Bitcoin eu já logo lhe respondo: sim, é possível que aconteça.

 

Estou vulnerável então, quais as chances disso acontecer?

dissemos que mesmo com computadores quânticos, as chances de um endereço Bitcoin revelar a sua chave privada atualmente são mínimas, para não dizer que é impossível.

Com a relação de utilizar um computador normal então que o diga, chances inexistentes.

Teoricamente então, as chances de você presenciar uma Colisão de Endereços Bitcoin existem, mas são minímas.

Quando os endereços são criados eles são totalmente aleatórios, em uma escala de 2^256 possíveis endereços.

Supondo que 1 Bilhão de pessoas esteja utilizando a rede, e que cada um possua 10 endereços cada, 10,000,000,000 de endereços estariam em uso.

Logo, 10,000,000,000 / 2^256 seria a probabilidade de ocorrer uma Colisão de endereços Bitcoin, o que resulta aproximadamente em porcentagem irrisória.

Longe da teoria então, considerando a prática do cotidiano atual, esse assunto é ignorado por muitos, pois as chances de isso ocorrer realmente são ínfimas, durma em paz com seus Bitcoins em sua wallet.

A cada dia que passa a adoção pode crescer e esse vir a ser algum problema, mas atualmente há tanto o que se pensa e aprimora nesta tecnologia que provavelmente nunca iremos passar por uma situação real com esse “pequeno” problema.

Caso eu tenha o deixado com uma pulga atrás da orelha, e você tenderá a verificar o histórico de cada novo endereço que gerar, pode utilizar o site BitRef.com que mostra o saldo e o histórico de transações do endereço pela chave pública.

Espero ter esclarecido um assunto pouco comentado atualmente, mas não poderia deixar você sem saber desse detalhe que acaba por ser mais uma curiosidade da tecnologia Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Condomínio Arte, em Miami, aceita Bitcoin como meio de pagamento

Condomínio de luxo em Miami passa a aceitar Bitcoin

Já pensou alugar um condomínio de luxo em Miami que aceita até Bitcoin como meio de pagamento? Muitas pessoas estão dispostas a morar no...
Tom Brady

Tom Brady adere ao Bitcoin e coloca foto com olhos a laser

A comunidade Bitcoin está alvoraçada com mais um fã da criptomoeda - Tom Brady (43). Ele, que é um famoso esportista, também é marido...
Bitcoin Brasil

Criptomercado está crescendo no Brasil, mas falta regulação

O mercado de criptomoedas está crescendo no Brasil e, em sua grande parte, impulsionado por traders que veem novas oportunidades de surfar nas ondas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias