Como anda o mercado de aplicativos descentralizados (dApps)?

Cenário está animador para projetos existentes, para novos projetos nem tanto!

Siga no

Certamente o mundo percebeu que os aplicativos chegaram para revolucionar a experiência humana com o mundo. Isso porque, várias funcionalidades estão a palma da mão com o advento da tecnologia, que é cada vez maior. Pensando assim, A Consensys realizou um estudo mostrando como anda o mercado de aplicativos descentralizados da Ethereum (ETH).

Como anda o mercado de aplicativos descentralizados (dApps) em maio de 2019

As tecnologias têm tido uma crescente relevância na vida do ser humano atual. Os aplicativos são parte desse cenário, facilitando o acesso a serviços e produtos em um nível sem precedentes.

Os aplicativos descentralizados, dApps, surgiram com o advento da tecnologia blockchain, e, além disso, principalmente com a rede Ethereum. Esta última que foi a pioneira em imaginar e efetivamente proporcionar uma camada de aplicação descentralizada.

A Consensys, empresa ligada a comunidade Ethereum, realizou um estudo sobre a atividade dos dApps em maio de 2019. Além disso, buscaram mostrar os 20 maiores aplicativos em atividade na rede.

GitHub forneceu as métricas para estudo

Certamente o GitHub é uma das ferramentas mais importantes para mostrar o desenvolvimento dos projetos descentralizados. Isso porque, a maior parte das criptomoedas possuem uma tecnologia open source (código aberto).

Pelo relatório da Consensys, os 20 maiores dApps da rede Ethereum tiveram grande atividade em maio. Destes, 17 estão entre os 20 maiores do mundo, comparando inclusive com blockchains concorrentes.

Certamente a ferramenta State of DApps mostra alguns outros indicadores, não apenas da Ethereum. Por lá, interessados em comparar as diferentes redes blockchain podem extrair uma série de informações.

Finalmente, os três maiores projetos por atividade no GitHub, mostrando avanço no desenvolvimento foram: Status, Cosmos e Storj. Outros projetos que apareceram no ranking foram Aragon, Augur, 0x, Trust Wallet da Binance, entre outros mais.

ICOs não vão bem no mundo atual: Pouco ou nenhum valor agregado

Para Jimmy Song, um entusiasta das criptomoedas e influenciador digital do Bitcoin (BTC), os ICOs estão quebrados.

De acordo com um texto lançado no Medium por Jimmy Song no último dia 05 de junho, pouco valor tem sido agregado por ICO. Certamente, isso mostra que novos projetos de criptomoedas estão cobrando taxas para entregar pouco valor, o que o analista chamou de “Rent-Seeking”.

Para Song, os utility tokens criados por projetos tem tido pouco valor criado, mostrando pouca utilidade real. Com isso, o analista informou que muitos scams/pirâmides têm sido criados usando essa modalidade.

Finalmente, para quem pensa em criar um ICO atualmente, para financiar um dApps por exemplo, poderia utilizar uma moeda que já existe. Os novos projetos que criam suas próprias moedas o fazem de maneiras que não beneficiam usuários. Isso certamente afasta clientes dos aplicativos descentralizados, isso poderia ser um exemplo da baixa adoção aos mesmos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Vídeo com Deepfake da Ruja, líder da Onecoin, promete novo golpe com Bitcoin

‘Rainha do Bitcoin’ está de volta? Suposto vídeo de líder é publicado no Youtube

Um vídeo publicado no YouTube afirma que Ruja Ignatova, conhecida como 'Rainha do Bitcoin' está de volta. Ela é líder da Onecoin, um golpe...

A China é para o bitcoin o que a Dilma foi para o movimento...

Há quem acredite que os maiores precursores e catalisadores do movimento libertário no Brasil foram pessoas como Daniel Fraga, Raphael Lima (Ideias Radicais) ou...
Bitcoin dentro de livro criptomoeda blockchain vocabulário

Academia Brasileira de Letras inclui “criptomoeda” em vocabulário atualizado da língua portuguesa

Mais um vocabulário brasileiro adiciona o termo "Criptomoeda", reconhecendo assim na língua portuguesa a palavra que tanto chama atenção dos brasileiros nos últimos anos. No...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias