Como fazer a sua própria Brain Wallet para Bitcoin

Siga no

Há várias formas de Wallets para criptomoedas, como as Web, para Computadores e para Dispositivos Móveis, Paper Wallets e Hardware Wallets (compre aqui com segurança sua Ledger), e apresento a vocês a Brain Wallet.

O que é uma Brain Wallet?

A Brain Wallet como já diz o próprio nome é ligada ao cérebro, e está ligado a guardar sua chave em sua cabeça.

Se é mais segura que outras wallets pode depender de cada caso, pois ao criar a mesma é necessário criar uma frase única que será passada em uma função hash SHA-256 (Bitcoin).

A frase deve ser única, pois se for muito comum, como uma frase conhecida no mundo todo, a sua segurança está em risco.

Deve ser uma sequência de caracteres que você se lembrará e forte o suficiente para que não roubem seus fundos. “May the force be with you” do Star Wars é uma frase que não deve ser utilizada, saiba disso como exemplo de criar frases únicas.

Como criar uma Brain Wallet?

O site BitAdress.org que dá opção de se criar paper wallet, vanity wallets e outras mais, também dá o suporte a criação de Brain Wallets.

Para isso acesse o site, e clique na opção Brain Wallet:

Com isso, a próxima etapa é criar uma sequência de caracteres muito bem pensada para criar uma Brain Wallet segura para utilizar.

No campo “Enter Passphrase” digite a sequência de caracteres que deseja, e logo após confirme a mesma. Se clicar no Botão “Show?” não será necessário confirmar.

Após isso, escolha se será uma Compressed Address ou não, que é uma forma de armazenamento da chave, não faz muita diferença a opção que escolher, para quem quiser entender sobre deixo um link aqui com a explicação.

Clique no Botão “View” para finalizar.

Legal, foi gerado então um endereço público e um privado, veja o nosso abaixo:

Ok, mas ainda há a dúvida sobre a questão da segurança do endereço pois, e se o mesmo já foi utilizado alguma vez em transações correto?

Para isso, copie o endereço público que foi gerado, e como a Blockchain é auditável iremos auditar o nosso endereço.

Para esse processo de checagem, utilizamos o site BitRef.com para que verifique o histórico de transações.

Após clicar no Botão “Check” conseguimos auditar o nosso novo endereço:

Veja que o endereço nunca foi utilizado em transações e não possui nenhuma quantidade de Bitcoins no mesmo. Logo, pelo menos por um tempo ele pode ser utilizado de forma segura, desde que a nossa frase esteja em segurança.

Dicas Finais

Obviamente, o nosso endereço está totalmente exposto aqui e não deve ser utilizado, mesmo a frase que não é segura mais, crie a sua própria frase seguindo os passos acima, confira se o endereço é seguro, e após isso utilize a mesma tranquilamente.

Se for uma frase comum de seu uso em redes sociais e entre amigos, de sua região geográfica, seu filme favorito, não tende a ser segura, lembre-se de ser algo que só você saiba.

Pelo próprio BitAddress há a opção de “Print”, ou seja, você pode imprimir a sua public key e private key, caso queira tendo uma “paper brain wallet”, que exige maior cuidado.

Se você esquecer a frase de um endereço, sinto muito seus fundos irão ficar intactos, portanto lembre-se dos detalhes, se utilizar acentos, pontuação e outros caracteres especiais.

[quads id=3]

Este vídeo foi inspirado na criação de uma Brain Wallet criada pelo Tiago Salem em seu canal do YouTube, se inscrevam lá e acompanhem o seu trabalho que é muito bom.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Artigo da revista Time: “não demonizem o Bitcoin”

Conforme as criptomoedas vão ficando cada vez mais famosas, os críticos passam a apontar qualidades como defeitos. Assim, tem aumentado a propagação de uma...

Como as escolhas de Biden vão impactar as criptomoedas

O indicado para assumir a presidência da SEC, o órgão regulamentador e de controle dos mercados financeiros dos Estados Unidos, foi aprovado ontem pelos...

Gamestop (GME) sobe 145% em 2 horas, por quê?

Uma empresa com prejuízo acumulado de US$ 1,6 bilhão nos últimos 3 anos. Para piorar, atua principalmente em lojas físicas de videogames, um mercado...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Como as escolhas de Biden vão impactar as criptomoedas

O indicado para assumir a presidência da SEC, o órgão regulamentador e de controle dos mercados financeiros dos Estados Unidos, foi aprovado ontem pelos...

Gamestop (GME) sobe 145% em 2 horas, por quê?

Uma empresa com prejuízo acumulado de US$ 1,6 bilhão nos últimos 3 anos. Para piorar, atua principalmente em lojas físicas de videogames, um mercado...

Homem afirma ter recuperado bitcoins de HD queimado: “sou milionário”.

Um homem que havia perdido o acesso a milhões de dólares em Bitcoin utilizou as redes sociais para declarar que se tornou um milionário....

BIS vai focar em moedas digitais de bancos centrais em 2021

As chamadas criptomoedas de Banco Central (CBDC) devem ganhar um impulso em 2021. No que depender do BIS, que afirmou que vai focar no...

Defi se aproxima de 30% de valor de mercado do Ethereum

As finanças descentralizadas (DeFi) continuam atingindo novos recordes. A capitalização de mercado atingiu US $ 45 bilhões, seu nível mais alto e todos os...