ler os dados de block explorer do Bitcoin

Se te falaram que o Bitcoin é transparente e você não acreditou, é porque não conhece o potencial disruptivo financeiro que o mesmo possui, e parte fundamental é a Blockchain.

Mas uma blockchain é transparente de que forma? Uma das formas de se procurar os detalhes de transações em tempo real ou mesmo passadas são os Block Explorers.

Se é necessário um curso para se ler os dados de um block explorer? Não, segue comigo que vamos aprender a realizar a leitura dos block explorers e desmistificar o potencial da blockchain e criptomoedas descentralizadas.

Como já vimos anteriormente no artigo dos melhores block explorers do Bitcoin, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para este propósito, então pensei em um manual generalista para que se aplique a todos, ou pelo menos a sua maioria.

Como já foi dito que precisamos de uma chave pública, uma Tx Id (identificação de transação) ou ainda um número de bloco, vou deixar uma lista com as Chaves Públicas mais ricas atualmente para que vocês escolham uma e auditem: Lista Mais Ricos Bitcoin. Estas chaves serão exemplos divertidos para auditar nos próximos passos.

Ao escolher o endereço e o block explorer que deseja utilizar, preencha os campos e deixe que a ferramenta faça a busca. Peguei o primeiro endereço da lista (Binance), e o auditei com o BlockCypher, veja meu resultado:

Você consegue ver o saldo da chave pública, quanto foi recebido em toda a sua história no endereço, quanto foi enviado e o saldo atual.

Além disso, todos as transações se encontram disponíveis, recebidas e enviadas e confirmações de blocos. Se quiser ver o endereço do Satoshi Nakamoto e auditar também, fique a vontade pelo link aqui.

Agora vamos aos detalhes que você sempre quis de um block explorer e nunca havia encontrado, utilizando a mesma chave pública que peguei acima, e com o Block Explorer Btc.com cliquei na primeira transação:

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

A transação 3c65f066f3f5c45031244ae4fde1e5a281d5b6524c1f96addd7bc0ff2d959b18 contém várias informações como o Bloco em que a mesma foi validada (altura), número de confirmações (quantos nodes já registraram o bloco), qual a data e a hora em que a mesma foi realizada, qual o tamanho da mesma e qual o seu peso, taxas pagas à rede, entrada e saída.

A transação acima foi minerada dentro do Bloco 546838, que possui o histórico de todas as transações (57 no total), peso, número de confirmações, Timestamp ou Horário (informação do horário da descoberta do hash do bloco), e o nounce (que é o que garante a solução do POW para o bloco), a dificuldade de encontrar o bloco, e informações do bloco anterior.

Por último, quem descobriu o bloco na atividade foi uma pool de mineração chamada de ViaBTC que recebeu a recompensa de 12,5 Btc + 0.00036972 Btcs em taxas de rede.

Viu que são muitas informações, mas para quem gosta de estudar buscar a fundo entender cada elemento será uma atividade tranquila, não é difícil e basta querer aprender, e claro ter paciência com essa nova tecnologia.

Considere este o primeiro passo para se tornar um auditor de blockchain mais hábil, são várias as informações e várias as plataformas, de forma que cada indíviduo vai ter suas preferências e vai desenvolvendo suas habilidades ao seu modo, espero contribuir com quem nunca havia explorado esse lado fundamental das criptos.

Se depois de aprender a ler os Block Explorers você gostaria de um compilado dos 9 endereços com histórias mais interessantes, deixo aqui para vocês neste link para que complementem seus estudos de exploração de blocos.

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis! 

Quer saber mais sobre Bitcoin, criptomoedas e Blockchain? Nós podemos te ajudar, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.