Como o PIX do BaCen valoriza o Real

Aumento da liquidez com estímulo à circulação de moeda

Siga no

Há alguns meses, após a criação do Agenda BC# que prevê a adaptação do sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) às mais modernas tecnologias, o Banco Central anuncia o lançamento do PIX.

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos integrado de forma compulsória entre todas as instituições financeiras do país e de adoção imediata para as maiores.

O Sistema de pagamentos é revolucionário de várias maneiras. Seus objetivos primários de promover trocas financeiras mais rápidas, 24/7 com menos burocracia e grande segurança e facilidade tornam obsoletos os ineficientes e caros TED, DOC, Boletos e a burocrática estrutura de adquirentes, sub-adquirentes, bandeiras, etc para pagamentos físicos ou na internet. Tudo o que a Bitcoin desconstruiu nos últimos 11 anos mesmo sofrendo censuras até hoje.

É claro que o PIX não será gratuito e o mais legal é a possibilidade das instituições poderão por livre mercado definir suas taxas, e com o mercado super aquecido pelas fintechs, com certeza o valor será bem menor que as atuais extorsões dos antigos sistemas e grandes players fazem como o cidadão. 

O sistema PIX também trás grande vantagem secundária que ao baratear transações digitais, estimula o uso das mesmas e portanto aumenta a liquidez de dinheiro em circulação e facilita à Receita Federal ter controle absoluto sobre os gastos correntes dos cidadãos.

Porém é exatamente sobre o aumento da liquidez com estímulo à circulação de moeda com mais velocidade e menor burocracia que é o fator que torna o Real mais valorizado.

Como dito anteriormente na publicação As Propriedades da Moeda, baseado no material do webinar Criptonomia As Propriedades do Dinheiro da Blockchain BH no Youtube. O dinheiro pode ser classificado entre melhor ou pior dinheiro dado a qualidade das propriedades independentes e mutuamente reforçadas:  

This image has an empty alt attribute; its file name is image-5-1024x576.png
Imagem extraída da apresentação de Vinícius Córdova

Unidade de Conta:

  • Unidade Comum de Valor
  • Estabilidade

Reserva de Valor:

  • Preservar o poder de compra no tempo
  • Ter oferta e demanda previsível no futuro

Meio de Pagamento/ Troca:

  • Durabilidade
  • Portabilidade
  • Divisibilidade
  • Não falsificável
  • Fungibilidade – Podem ser substituídas por outras de mesma espécie, qualidade e quantidade.

E é justamente como Meio de Pagamento que o PIX torna o Real um melhor dinheiro, frente ao Real antes do PIX, melhorando sua portabilidade e trazendo mais circulação e liquidez. Mesmo que seja apenas num contexto de mercado interno, há benefícios econômicos ao cidadão de menor movimentação que passa a ter acesso a serviços financeiros mais baratos (espera-se) algo que é exclusivo às contas elite PJs ou PFs.

Reverberações do sistema  

O PIX atuará como um expoente de educação tecnológica da imensa maioria da população brasileira para o movimento Walleting, Democratizando a tecnologia e tornando amigável à todos. Sendo este um dos principais entraves para a Democratização do Bitcoin, Criptomoedas ou Stablecoins.

Estas que serão logo percebidas como necessárias e poderão enfrentar maiores barreiras e impedimentos governamentais porém que são inevitáveis e mais uma vez irão ditar novas mudanças de paradigma nos sistemas financeiros e nas sociedades mundo afora.  

Porquê deixei o “D” de democratização, maiúsculo? Conheça o Framework de desenvolvimento das tecnologias exponenciais

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Leonardo Carvalhohttps://cryptonita.org/
CEO e Founder da Cryptonita - Social Trading e das áreas Cripetoeconomia e Negócios da BlockchainBH, associação que busca fortalecer o ecossistema da tecnologia no Brasil. É Engenheiro Eletrônico, minor em Empreendedorismo pela Universidade Federal de Itajubá Unifei e Green Belt em Lean Six Sigma.
Universidad Americana Imagem: Divulgação

Universidade privada do Paraguai vai aceitar pagamentos em Bitcoin e Ethereum

A Universidade Americana do Paraguai vai começar aceitar pagamentos em criptomoedas a partir de agosto, os alunos poderão pagar por cursos e graduação com...
Mulher usa ATM do Santander no Reino Unido

Santander testa ferramenta para rastrear criptomoedas

O Santander quer entender como os seus clientes usam as criptomoedas em simultâneo as contas correntes. Para isso, o banco testou uma ferramenta da...
john mcaffe

Suicídio de John McAfee em prisão na Espanha levanta suspeitas

John McAfee, fundador da empresa de tecnologia McAfee, foi encontrado morto na tarde de hoje (23) na cadeia espanhola de Brians 2, localizada em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias