Como saber se uma corretora de Bitcoin é confiável

Desconfie, verifique, faça sua pesquisa!

Siga no
Lupa olhando Bitcoin. Imagem: Freepick
Lupa olhando Bitcoin. Imagem: Freepick

Comprar Bitcoin de forma segura é fundamental para começar a investir em criptomoedas com o pé direito. É preciso pesquisar por uma corretora séria, com credibilidade e que ofereça um bom suporte.

A internet esta repleta de golpistas e aqui, neste tutorial, eu ensino alguns passos para você não cair em uma fria.

Nesse artigo você vai aprender:

  1. Descobrir a reputação de uma Exchange na internet;
  2. Pesquisar por ações judiciais contra uma corretora de criptomoedas;
  3. Quem está por trás da Exchange? Aprenda a pesquisar pelos sócios da empresa.
  4. Alguns cuidados para não cair em esquemas de pirâmide financeira

Pesquise volume de reclamações na internet

Comece pesquisando no Google, coloque o nome da corretora entre aspas, por exemplo “nome da corretora”. Isso vai refinar sua busca.

Se os primeiros resultados forem notícias ruins, tome cuidado e ligue o alerta. Continue pesquisando…

Em seguida, use o Reclame Aqui. Tenha atenção especial pelo tempo em que a corretora está cadastrada na plataforma, pela quantidade de reclamações, número de queixas respondidas e principalmente pelo índice de resolução.

Veja dois prints de uma Exchange séria e outra golpista. Detalhe: a segunda continua em atividade.

Reputação de dois corretoras de criptomoedas no reclame aqui
Reputação de dois corretoras de criptomoedas no reclame aqui

Divergências acontecem em qualquer tipo de negócio, mas o diferencial pode ser o tempo na resolução do problema. Em criptomoedas suporte é fundamental, então, corra milhas de corretoras com má reputação na internet.

Também não deixe investigar em grupos do Facebook. Lá você vai encontrar centenas de milhares de pessoas que já investem em criptomoedas há bastante tempo.

Tenho certeza que vai conseguir sanar todas suas dúvidas. Mas antes de perguntar, faça sua pesquisa, busque através da ferramenta lupa.print de grupo de criptomoedas o facebook

Há dois grupos bem ativos no Facebook, Bitcoin Brasil e Bitcoin e Altcoins Brasil. Tenho certeza que por lá você vai conseguir descobrir, com facilidade, quais são as melhores corretoras pra comprar bitcoin e outras criptomoedas, tome cuidado com as avaliações falsas.

Vá fundo! Pesquise por ações judiciais.

Para pesquisar por ações judiciais em desfavor de qualquer empresa, faça o caminho a seguir:

Consulta processual no jusbrasil
Consulta processual no jusbrasil

Primeiramente acesso o site Jusbrasil, procure pela aba “consulta processual”, digite o nome da corretora e clique em consultar.

O site vai retornar com informações sobre a quantidade de processos em desfavor da empresa e onde as ações estão tramitando, por exemplo: TJSP, TJRJ, TJRS.

Conseguinte, basta colar a sigla do tribunal no Google e posteriormente, dentro do site do judiciário, buscar processos em nome da corretora.

Destaco que ser réu em alguns processo não é problema. Contudo, se a quantidade de processos ativos é muito grande, é preciso desconfiar.

Se a empresa não se defende, não é encontrada ou não aparece para responder os processos, então pode ser que ela não tenha nada a perder. Fuja!

Não contestar processos no judiciário, a chamada “revelia” é algo muito comum em empresas que foram constituídas desde a sua essência para aplicar golpes.

Em geral, abrem o negócio em nome de laranjas e ocultam e desviam todo o patrimônio, lesando vários credores.

Estude o passado da empresa e seus sócios

Há muitos golpistas já conhecidos na comunidade de criptomoedas. Eles criam supostas corretoras com o intuito único de dar golpe. Eles abrem e fecham negócios, por isso uma boa dica é descobrir quem são os sócios da corretora antes de colocar seu dinheiro lá.

Considero que uma empresa séria que oferece serviços na internet, permite que os clientes consultem os dados em seu site. Você vai encontrar dados como CNPJ e endereço da corretora no rodapé do site ou nos “termos de uso”.

De posse do CNPJ, vá até o site da Receita Federal e solicite um comprovante de inscrição e situação cadastral de Pessoa Jurídica.  Não se preocupe, a consulta é gratuita.

Depois de inserir o CNPJ e clicar em consultar, você terá acesso ao nome da empresa e seu endereço. Mas é no final do documento que está a cereja do bolo, é lá que você vai descobrir quem são os sócios do empreendimento.

Clique em “CONSULTAR QSA” para ter acesso ao quadro de sócios e administradores da empresa.

Consulta na receita federal do quadro de sócios de uma empresa
Consulta na receita federal do quadro de sócios de uma empresa

Depois de conseguir o nome dos sócios, refaça todos os passos relatados no presente artigo. Quando chegar ao fim, você terá informações suficiente pra saber se a Exchange e seus sócios possuem uma boa reputação na internet.

Cuidado com esquemas de Pirâmide Financeira

Fugir de esquemas de pirâmide não é difícil, basta seguir os passos anteriores e ficar atento para alguns outros sinais.

A primeira regra é que “bitcoin não rende”, ou seja, ele não se multiplica, portanto, se alguém promete rendimento garantido, é bem provável que seja algum golpe.

Você vai encontrar muitos vídeos no Youtube falando sobre rendimentos de 5%, 10% ao mês ou muito mais. Isso não existe, não é sustentável! Já se perguntou de onde vem tamanho rendimento?

Você também não precisa “incluir outras pessoas em sua rede”. Aí está outra estratégia golpista: trazer novos membros para sustentar a pirâmide financeira.

No Livecoins há uma parte do site com muitas notícias de pirâmides ou “supostas pirâmides”.

Te convido a ler algumas matérias e ver como milhares de pessoas já caíram em golpes e perderam muito dinheiro. Alguns perderam casa, carro, todas as economias de uma vida.

Não existe “almoço grátis”, desconfie, verifique, faça sua pesquisa!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Raphael Souzahttps://rsouzaadvocacia.com
Advogado especialista em criptomoedas | ajudo resolver problemas jurídicos que envolvem bitcoin e outros criptoativos. email: contato@rsouzaadvocacia.com
Bear Market Bitcoin. Imagem: Shutter Stock

“Bear Market confirmado”, diz o CEO da CryptoQuant após cruz da morte do Bitcoin...

Não é segredo para ninguém que o Bitcoin tem enfrentado um período extremamente turbulento e volátil. Grandes nações como a China e Rússia estão...
Bitcoin em ratoeira problema

Os maiores haters do Bitcoin no Twitter

Peter Schiff se tornou o oitavo maior hater do Bitcoin no Twitter nesta segunda-feira (21). Para chegar até a posição, ele superou ninguém menos...
Bitcoin-duvidas. SHutterstock

“Se você não vendeu Bitcoin a US$ 60 mil, por que vender agora?” O...

Após alcançar o seu valor histórico de US$ 63,5 mil em meio de abril deste ano, o Bitcoin caiu quase 50%. Em meio a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias