Como usar a Uniswap

A Uniswap é uma exchange totalmente descentralizada, rodando 100% na rede Ethereum. Você encontrará infinitas combinações de tokens para negociar.

Siga no
Uniswap
Uniswap

O mercado de criptomoedas dobrou o seu número de usuários nos últimos seis meses. De acordo com um estudo realizado pela Crypto.com, desde janeiro deste ano tivemos um crescimento de mais 115 milhões de usuários.

Em meio a queda do mercado de criptomoedas ocorrida em maio de 2021, os protocolos de Finanças Descentralizadas (DeFi) seguiram forte e faturaram mais de 370 milhões de dólares em um único mês.

O destaque para toda essa movimentação é da Uniswap, principal Exchange Descentralizada (DEX) do mercado que registrou um lucro de 150 milhões de dólares (41% do total do segmento DeFi).

“Uniswap já era um ativo que tinha uma representatividade alta em relação aos outros criptoativos do mercado, mas recentemente ele passou a ser suportado por mais custodiantes institucionais e exchanges que estão dentro da lista de exchanges acompanhadas pela Nasdaq, critério exigido pelo NCI”, disse Samir Kerbage, CTO da Hashdex, ao adicionar o ativo no índice da gestora.

Após a leitura deste artigo, você conseguirá usar o protocolo (mesmo se for iniciante no ramo), entender os diferenciais competitivos do projeto bem como perceber como o token UNI está subvalorizado.

O que é a Uniswap?

Uniswap é uma plataforma de código-fonte aberto onde usuários podem realizar trocas (swaps) de criptoativos.

Traduzindo, ela é uma Corretora Descentralizada (DEX) fundada por um dos desenvolvedores da rede Ethereum, Hayden Adams, em 2018. Atualmente, é a líder absoluta em volume de negociação.

Com mais de 2,5 milhões de usuários, a plataforma é a maior aplicação financeira descentralizada (DeFi) da atualidade, possuindo mais de dez vezes o número de usuários do seu principal concorrente: a SushiSwap, que conta com 200 mil usufruintes.

Número de usuários da Uniswap ao longo do tempo:

O criptoativo Uniswap (UNI) é seu token de governança. Ao ter tal token é possível interagir com o protocolo, ter participação dos processos de mineração de liquidez da plataforma e ainda ter poder de voto nas decisões importantes do projeto.

A própria plataforma reconhece importância da comunidade para manter a exchange, como dito em seu blog: “A Uniswap está, agora, particularmente bem posicionada para um crescimento, desenvolvimento e autossustentabilidade conduzidos pela comunidade”.

O mainstream Uniswap: a porta de entrada para os institucionais

“Estamos conversando com a Uniswap para uma possível parceria”

Esta foi a afirmação feita pela Robinhood em uma matéria realizada pelo The Block.

A plataforma Robinhood, que oferece serviços de trading de ações, opções, fundos, ouro, ativos digitais e até mesmo ganhar um percentual por deixar o dinheiro na conta, reforçou a importância que o mercado de criptomoedas está tendo na receita da companhia e afirmou que existem planos para expandir os seus negócios neste segmento.

Além disso o CEO do PayPal, Dan Schulman, afirmou, de acordo com uma matéria do Blockworks, que“DeFi e os contratos inteligentes serão nosso próximo foco” e que também estão de olho na parceria com a Uniswap para isso.

Em meio à maior conferência sobre Ethereum deste ano, a Ashleight Schap, responsável pelo crescimento da Uniswap, explicou por que acredita que estamos em um momento muito próximo do mercado DeFi se tornar mainstream, com gigantes do mercado financeiro, como o PayPal e a Robinhood, ambos mencionados anteriormente, adotando soluções de DeFi como a Uniswap.

“Manter a relevância para sua base de usuários é um grande motivo para todos esses gigantes estarem realmente começando a olhar de perto para trabalhar com algo como a Uniswap.”

– Ashleigh Schap, Head de Growth da Uniswap, EthCC 2021

Por que recebe tanto destaque?

Nela, quem quer negociar criptoativos pode também colaborar para um Pool de Liquidez (ou piscina de liquidez).

Os usuários que deixam seus tokens nessas pools recebem pagamentos de taxas como recompensa. Desta forma, a Uniswap acaba resolvendo uma questão que costuma assombrar corretoras descentralizadas: a falta de liquidez de um ativo.

Além disso, em maio de 2021 ela o protocolo lançou sua 3ª versão (UNI V3).

UNI V3 visa desenvolver um modelo de Liquid Pools mais eficiente, buscando gerar mais receita (algo que ela teve sucesso em realizar), também visa tornar as taxas da plataforma mais baratas com a utilização uma solução de segunda camada na rede da ETH (solução de escalabilidade).

Porém, o principal ponto de destaque dessa atualização é que ela traz a possibilidade de os depositantes (stakers) definirem que faixas de preço desejam participar nas trocas — algo que só era possível através de uma Corretora Centralizada (CeFi).

Uniswap V3 Is Coming. What Does It Mean For UNI? Uniswap V1, Uniswap V2, Uniswap V3, DeFi, Impermanent Lose, Crypto Collateral, LP Tokens | Coinmonks

De modo geral, podemos resumir que o diferencial da Uniswap perante seus concorrentes se dá pela sua constante evolução, sempre com atualizações bem planejadas, tendo objetivos:

1. Foco em melhorar o seu produto para o cliente final;

2. Estratégias ligadas à implementações de soluções inovadoras;

3. Evitando utilizar de meios como distribuição de tokens e políticas de farming agressivas para aumentar a sua base de usuários

Como usar a Uniswap?

A Uniswap é uma exchange totalmente descentralizada, rodando 100% na rede Ethereum. Você encontrará infinitas combinações de tokens para negociar.

Antes de prosseguir, é importante dizer que felizmente já é possível comprar os tokens UNI direto em reais (R$) no Brasil — mais uma inovação que a diferencia das outras corretoras descentralizadas.

Para realizar alguma troca (swap) na Uniswap, é necessário ter uma carteira (wallet) de criptomoedas compatível com a rede Ethereum (ERC-20).

A wallet mais utilizada é a Metamask, que além de gratuita, tem seu uso bastante intuitivo.

Além disso, ela possui um plugin para o Chrome — e outros navegadores de internet —, permitindo criar novas carteiras ou importar uma carteira que você já possui, usando apenas as palavras de recuperação (seeds).

Voltando à utilização da plataforma Uniswap, em resumo, o primeiro passo é possuir uma carteira Ethereum instalada e de certa quantidade de Ethereum (token ETH) para pagar o gas, a taxa dos mineradores, necessária para registrar a transação na rede.

Para ter acesso à Uniswap, você pode pesquisar por app.uniswap.org ou clicar diretamente aqui.

Feito isso, precisará conectar sua wallet (carteira) ao protocolo. Para conectar conectá-la, basta estar com a página inicial do protocolo Uniswap aberto e clicar em “conectar-se à carteira”.

Após conectado em sua carteira, você já será capaz de ver seus saldos e pronto! Estará prontinho para negociar os ativos que quiser.

How to use Uniswap | Genesis Block

Se quiser saber mais detalhes sobre suas transações, você também poderá clicar “Pending” enquanto a transação está sendo confirmada. Fazendo isso, você terá informações mais aprofundadas no block explorer.

Até o momento, a plataforma consta com um total equivalente a 50.548 pares de tokens para serem negociados. De todo modo, não se esqueça que você precisa ter ETH em sua carteira para pagar as taxas (gas) dos swaps, independentemente se negociará Ethereum ou não.

CONCLUSÃO:

Com uma capitalização de mercado de cerca de U$ 17,450 bilhões, o Uniswap é o décimo ativo digital mais valioso entre as milhares de criptomoedas existentes.

Atualmente, existem 587 milhões de moedas UNI em circulação e o suprimento máximo de moedas UNI é limitado a 1 bilhão.

Depois de ser negociado abaixo de U$ 2 em novembro de 2020, hoje, seu preço está em U$ 29,71 com um volume de negociação de 24 horas de U$ 658.375.910.

Apesar de todas mudanças que o protocolo fez, faz e ainda fará, é válido reforçar que o Protocolo Uniswap atua através de contratos programáveis, os smart contracts, sendo imutável e descentralizado, o que reforça ainda mais seu valor.

Por tudo que foi mencionado ao longo deste artigo, a maioria dos investidores está otimista com as perspectivas do Uniswap. Alguns dizem que o preço pode chegar a U$ 80 nos próximos cinco anos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mayara Souza
Devoradora de livros e amante do conhecimento. Aqui tem economia, empreendedorismo, tecnologia, investimentos, liberdade e um pouco besteiras: séria mas nem tanto!
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias