Um concurso público para juízes federais do Tribunal Regional Federal da 6ª Região divulgou nesta segunda-feira (25) o seu edital e deixou claro que conhecimentos em criptomoedas e blockchain podem ser cobrados.
A publicação no Diário Oficial da União conta com assinatura da Desembargadora Federal Simone Lemos Fernandes, Presidente da Comissão do I Concurso Público. Ao todo, 28 vagas para juízes e juízas federais estarão disponíveis para os interessados.
“Torna público a realização de Concurso Público para o provimento de 28 (vinte e oito) vagas e a formação de cadastro de reserva para o cargo de Juiz Federal Substituto e de Juíza Federal Substituta da 6ª Região, mediante as condições estabelecidas neste Edital“, diz a publicação.
Com salário atrativo de nível federal, concurso cobrará conhecimentos em criptomoedas e blockchain para juízes
No âmbito do direito digital, novas tecnologias emergentes ocupam as discussões de profissionais do direito nos últimos anos.
Uma delas é a temática criptomoedas, principalmente o bitcoin, a maior e mais importante moeda digital descentralizada e única com tempo comprovado para tecnologia. A blockchain, outra temática emergente, foi uma criação fundamental no bitcoin e que hoje se discute em outras criptomoedas.
“F) DIREITO DIGITAL:
- 4ª Revolução industrial. Transformação digital no Poder Judiciário. Tecnologia no contexto jurídico. Automação do processo. Inteligência Artificial e direito. Audiências virtuais. Cortes remotas. Ciência de dados e jurimetria. Resoluções do CNJ sobre inovações tecnológicas no Judiciário.
- Persecução penal e novas tecnologias. Crimes virtuais e cibersegurança. Deepweb e Darkweb. Provas digitais. Criptomoedas e Lavagem de dinheiro.
- Noções gerais de contratos inteligentes, blockchain e algoritmos.
- Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e proteção de dados pessoais.“
O salário de R$ 37,7 mil, e outros benefícios da carreira também estão no edital oficial no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“O valor do subsídio do cargo de Juiz Federal Substituto e de Juíza Federal Substituta é de R$ 37.765,55“, diz o edital.
Banca do concurso já está pronta para atender dúvidas de candidatos
Candidatos que estiverem em dúvidas com as informações do edital podem entrar em contato com a FGV a partir desta segunda-feira.
“Informações sobre o concurso público para o Tribunal Regional Federal da 6ª Região – TRF6 podem ser obtidas pelo telefone 0800 591 3078 e pelo e-mail concursotrf6@fgv.br a partir de 25/08/2025“, diz o site da FGV.
Vale lembrar que Belo Horizonte, onde fica a sede do TRF6, é a primeira metrópole do Brasil a ser reconhecida como “Capital do Bitcoin”.