O comportamento do mercado das criptomoedas é muito emocional. As pessoas tendem a ficar gananciosas quando o mercado está ganhando valor, o que resulta em FOMO (medo de perder oportunidades). Além disso, muitas vezes as pessoas vendem suas criptomoedas em reação irracional ao ver números vermelhos.
Conheça o índice de medo e ganância das criptomoedas, ele pode te ajudar com ações emocionais.
O site analisa o atual sentimento do mercado geral sobre o Bitcoin em um simples medidor de 0 a 100.
Existem duas hipóteses simples:
- Medo extremo pode ser um sinal de que os investidores estão muito preocupados. Isso poderia ser uma oportunidade de compra.
- Quando os investidores estão ficando muito gananciosos , isso significa que o mercado deve sofrer uma correção.
Zero significa “Medo extremo“, enquanto 100 significa “Ganância Extrema“. Eles analisam emoções e sentimentos de diferentes fontes e as transformam em um índice de Medo e Ganância para o Bitcoin e outras criptomoedas populares.
Como funciona
O site reúne dados das cinco fontes a seguir, cada fonte de dados é avaliada com o dia anterior, para visualizar um progresso significativo na mudança de sentimento do mercado.
Em primeiro lugar, o índice atual é apenas para Bitcoin, mas eles pretendem adicionar índices separados para as principais altcoins em breve.
Os fatores avaliados são:
Volatilidade (25%)
A volatilidade compara os valores médios dos últimos 30 dias e 90 dias. Um aumento incomum na volatilidade é um sinal de um mercado temeroso.
Volume de mercado (25%)
O site mede o volume atual e o momento do mercado (novamente em comparação com os últimos valores médios de 30/90 dias) e colocam esses dois valores juntos.
Quando existe altos volumes de compra em um mercado positivo, conclui-se que o mercado age de forma gananciosa / otimista.
Mídias Sociais (15%)
É feita uma análise do Twitter. Lá, eles coletam e contam posts em várias hashtags para cada moeda (publicamente, mostram apenas aqueles para o Bitcoin) e verificam a rapidez e quantas interações elas recebem em determinados intervalos de tempo.
Uma alta taxa de interação incomum resulta em um interesse público crescente na moeda e no índice, corresponde a um comportamento de mercado ganancioso.
Enquetes (15%)
Utilizando o strawpoll.com, uma grande plataforma de pesquisa pública, eles realizam enquetes semanais sobre criptmoedas e perguntam às pessoas como elas vêem o mercado.
Normalmente existem de 2.000 a 3.000 votos em cada enquete, então, um retrato do sentimento de um grupo de investidores.
Você pode ver alguns resultados recentes aqui .
Dominância (10%)
A dominância de uma criptomoedas corresponde a sua participação em todo o mercado.
Para o Bitcoin, a abordagem que o site faz é avaliar um aumento na dominância do Bitcoin causado por algum medo de investimentos excessivamente especulativos em outras criptomoedas, já que, o Bitcoin está se tornando cada vez mais o refúgio seguro das criptomoedas.
Quando a dominância do Bitcoin diminui, as pessoas ficam mais gananciosas investindo em altcoins mais arriscadas, sonhando com suas chances de ficar milionário da noite pro dia.
De qualquer forma, a dominância de qualquer criptomoeda que não seja Bitcoin demonstra um comportamento otimista / ganancioso para aquela moeda específica.
Tendências (10%)
Dados do Google Trends são avaliados, especialmente a alteração dos volumes de pesquisa, bem como outras pesquisas atualmente populares.
Por exemplo, se você avaliar o Google Trends para “Bitcoin” , não conseguirá obter muita informação do volume de pesquisa.
Mas você pode ver que houve um aumento de + 1.550% para o termo “manipulação de preço do bitcoin“, no dia 29/05/2018. Isso é claramente um sinal de medo no mercado, e é incluído no índice.
Histórico do sentimento
Aqui está um gráfico simples do índice Medo e Ganância ao longo do tempo, 0 significa “Medo Extremo” ou “Pânico”, 100 representa “Ganância Extrema” ou “Avareza”.
Análise Técnica
O site também reúne diferentes abordagens de análises técnicas tentando prever a direção em que o mercado de criptomoedas está indo, a longo prazo.