Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Ele publicou sua petição no Twitter, mas acabou virando piada

Siga no
Neil Liversidge
Neil Liversidge

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino Unido aprovem uma lei proibindo transações com Bitcoin e outras criptomoedas no país.

O consultor financeiro está convencido de que a proibição das transações com criptomoedas prejudicará as atividades de criminosos que dependem desses ativos.

Para os cidadãos e empresas que cumprem a lei, as moedas digitais não têm importância e sua mineração é prejudicial ao meio ambiente, disse o consultor.

Em sua petição, Neil Liversidge pede que as criptomoedas sejam banidas do Reino Unido devido à sua “influência desestabilizadora”.

“Proibir o pagamento ou aceitação de criptomoedas por empresas ou indivíduos residentes no Reino Unido e exigir que os reguladores do Reino Unido (FCA e PRA) proíbam transações por instituições financeiras do Reino Unido em criptomoedas, como Bitcoin.”

“As criptomoedas não têm valor intrínseco e podem ser uma influência desestabilizadora na sociedade, sendo frequentemente usadas para atividades criminosas. Banir as transações com criptomoedas no Reino Unido impediria os criminosos que dependem dessas moedas e também poderia afetar a fé na moeda e, assim, levar a uma queda nos preços, reduzindo a riqueza e o poder daqueles que a possuem. As criptomoedas não são de forma alguma essenciais para os cidadãos e empresas legítimas, e a mineração é prejudicial ao meio ambiente.”

100 mil assinaturas para banir o Bitcoin

Se a petição conseguir 10 mil assinaturas, o governo responderá a ela. Se pelo menos 100 mil assinaturas forem recebidas, o pedido será considerado para discussão no parlamento.

A proposta do consultor conseguiu 115 assinaturas e a petição deve expirar em 7 de julho de 2021.

A petição foi iniciada dias depois que o regulador do Reino Unido, FCA, advertiu que os investidores em criptomoedas podem “perder todo o seu dinheiro” devido ao alto risco envolvido no investimento em criptomoedas.

Em outubro de 2020, o FCA também introduziu uma proibição de produtos derivados de criptomoedas para investidores de varejo.

O chefe do Comitê da Duma do Estado Russo no Mercado Financeiro, anunciou a necessidade de regulamentar o Bitcoin e proibi-lo como meio de pagamento.

Em sua opinião, isso é necessário para bloquear os canais de uso da criptomoeda “para financiar tráfico de drogas, operações terroristas, lavagem de dinheiro, esquemas de corrupção e assim por diante”.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde também anunciou a necessidade de regulamentar o Bitcoin, chamando-o de “ativo especulativo” e uma plataforma para “lavagem de dinheiro”.

Consultor financeiro vira piada no Twitter

A petição do consultor financeiro parece um golpe publicitário, contudo, o Reino Unido tem sido um ambiente hostil às criptomoedas.

Ele publicou sua petição no Twitter, mas acabou virando piada. Um usuário disse que ele queria banir o ativo porque não os entende.

“Estou prestes a derrubar a criptos e aleijar criminosos.”

Um usuário apontou a ironia de um consultor financeiro tentando banir o ativo financeiro de melhor desempenho na década:

“Você é um consultor financeiro que acredita que o ativo de melhor desempenho da última década deveria ser banido porque você não entende? Uau, os consultores financeiros hoje em dia são constrangedores.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Leão. Imagem: Shutter Stock

Receita Federal dos EUA já apreendeu R$ 6,21 bilhões em criptomoedas em 2021

Assim como acontece aqui no Brasil, órgãos governamentais realizam leilões de objetos e bens apreendidos de irregularidades fiscais, processos de falência e muitos outros....
Moedas Monero movidas

Após prisão de desenvolvedor da Monero, milhares de moedas são movidas

Após a prisão do desenvolvedor da criptomoeda Monero, Riccardo Spagni (Fluffy Pony), os administradores do Fundo Geral da moeda moveram milhares de XMR para...
Jair Bolsonaro

Bolsonaro diz que 99% das pessoas não sabem o que é o Bitcoin

Jair Bolsonaro (Sem Partido) participou de uma entrevista com a Rádio 96 FM, do Rio Grande do Norte, onde falou que 99% dos brasileiros...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias