Conta ligada ao ChatGPT divulga criptomoeda falsa em novo golpe: $OPENAI

Em publicação agora já excluída, o perfil da OpenAI para divulgar notícias prometia criptomoedas de graça e levava usuários a um falso site com a imagem da empresa.

Um dos muitos casos de golpes envolvendo a imagem da empresa OpenAI, dona do ChatGPT, o mais recente ocorreu após uma invasão na conta do X/Twitter da empresa, que divulgou uma criptomoeda falsa para seus seguidores.

Ainda que bloqueado no Brasil, o X segue funcionando em outros países, ou seja, anúncios falsos pela rede social causam danos financeiros em vítimas. E como a conta da OpenAI foi alvo da nova invasão, o dano pode representar ainda mais riscos.

De acordo com uma imagem que circula pelas redes sociais a qual o Livecoins obteve acesso, tudo indica que o perfil anunciou uma nova criptomoeda, a $OPENAI. Com uma falsa proposta de interagir a tecnologia blockchain com a inteligência artificial, a proposta foi além.

Falsa criptomoeda com imagem da empresa dona do ChatGPT oferece risco de golpe para seguidores em rede social

Em meio ao anúncio falso na conta da OpenAI Newsroom, o golpe prometia criptomoeda de graça para todos os usuários cadastrados junto a empresa, indicando uma suposta ligação com o ChatGPT.

O golpe ainda prometia que quem tivesse a criptomoeda falsa poderia participar de inovações futuras e programas beta da OpenAI.

Para dar ainda mais legitimidade ao golpe, o perfil desativou os comentários de usuários para evitar que as pessoas alertassem sobre a fraude. Como desculpa, indicou que haviam muitos links falsos nos comentários, quando de fato o link falso estava na publicação original.

Conta da OpenAI Newsroom divulgou falsa criptomoeda chamada OPENAI
Conta da OpenAI Newsroom divulgou falsa criptomoeda chamada OPENAI. Reprodução/Redes Sociais.

Ainda que a publicação falsa no perfil com mais de 55 mil seguidores já não esteja mais disponível, a OpenAI não confirmou se recuperou a conta e qual a razão de ter tido o perfil invadido até o fechamento desta matéria.

Vale o destaque que golpes como esse tem sido comuns nos últimos anos, e já afetaram grandes contas do Twitter, como de Bill Gattes e até Elon Musk.

Usuários que visitavam a página do golpe tinham que conectar carteira. Atenção poderia evitar maiores problemas

De acordo com Jay Peter, do The Verge, ele chegou a perceber a publicação do golpe da falsa criptomoeda ligada a imagem do ChatGPT antes que essa sumisse da conta da OpenAI.

Assim, ele clicou no link e chegou em uma página com a imagem da empresa, na qual pedia para que as vítimas conectassem suas carteiras de criptomoedas. Conforme Jay suspeitou de um golpe claro, ele não conectou nenhuma carteira e saiu da página falsa.

Ou seja, tudo indica que a atenção das vítimas em potencial poderiam afastar maiores problemas. Isso porque, em casos de golpes pela internet os criminosos tentam passar a imagem de “clique antes que acabe“, para que as pessoas se atraiam em um FOMO claro. Casos assim também se tornaram famosos pelo nome de engenharia social.

Contudo, ao conectar a carteira no falso site, as vítimas podem ter perdido muito dinheiro. Ainda não está claro quantas pessoas podem ter perdido algum valor no episódio, ou se os golpistas lucraram.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias