Muito se engana quem acredita que as criptomoedas não terão relação com a eleição dos EUA em 2020. Isso porque, uma corretora de criptomoedas resolveu criar contratos futuros para os candidatos ao pleito eleitoral.
Com a criação dos contratos futuros descentralizados, representados por ativos digitais (tokens), investidores poderão apostar em quem será o futuro presidente dos EUA. Foram criados tokens para os principais candidatos que estão na corrida presidencial.
O valor dos tokens varia de U$ 0 a U$ 1 por contrato, valendo o máximo em caso do candidato ser eleito. Caso o candidato perca a eleição, o token de contrato futuro terá seu valor zerado.
Corretora de criptomoedas inova em criar contratos futuros para eleição dos EUA
A jogada da FTX certamente é interessante, uma vez que possibilita ao mercado especulativo negociar um ativo diferente. Mercado de alto risco, a iniciativa foi anunciada como “construída de traders para traders“.
Na última semana, no dia 6, a FTX anunciou em seu Twitter oficial a criação do TRUMP. O token, representa o presidente dos EUA, que se for eleito renderá aos apostadores U$ 1 por token.
Contudo, a FTX voltou a surpreender o mercado no dia 10, ao anunciar tokens para outros candidatos à presidência dos EUA. São eles: BERNIE, BLOOMBERG, BIDEN, PETE e WARREN.
A FTX é uma bolsa de derivativos em criptomoedas, que lança uma série de contratos futuros para seus clientes. Nela, também é possível negociar futuros de Bitcoin, entre outros.
1 milhão de contratos foram negociados no lançamento
De fato, chama atenção que a FTX não é autorizada a funcionar em alguns países, sendo um deles os EUA. Ou seja, apesar da inovação visar principalmente o futuro deste país, a população local não consegue de forma legal ter acesso a estes tokens.
Mesmo assim, o fato não impediu um alto volume de negociações sobre o futuro presidente dos EUA. O CEO da FTX, SBF, compartilhou em seu status que o volume do dia 10 ultrapassou 1 milhão de contratos futuros negociados na bolsa de criptomoedas.
De acordo com o CEO da Binance, CZ, o mercado de futuros é um grande mercado. Isso porque, mede de forma direta a probabilidade de um evento futuro. Além disso, permite aos investidores apostarem dinheiro onde acreditam que o sucesso será alcançado.
O contrato TRUMP, sendo negociado na FTX, está com preço em U$ 0,63. Isso indica que os traders estão confiantes que Donald Trump pode vencer as eleições, com 63% de chance. Caso ele seja eleito, A FTX pagará U$ 1 por token.
Já o contrato BLOOMBERG teve uma valorização de 17% nas últimas 24 horas. O contrato WARREN não teve volume nenhum no período. Na era da chamada tokenização, onde todos os ativos tangíveis e intangíveis se tornam tokens, a eleição dos EUA ganhou um capítulo no criptomercado.