A corretora Crypto.com obteve uma licença como Instituição de Pagamento do Banco Central do Brasil, conforme comunicado enviado ao Livecoins na última quinta-feira (16). A empresa já conta com 70 milhões de clientes em todo o mundo.
A Licença de Instituição de Pagamento (EMI) no Brasil permite que a Crypto.com continue oferecendo serviços de carteira fiduciária regulamentados para clientes no Brasil.
O cartão Visa Crypto.com está disponível no Brasil desde novembro de 2021, oferecendo capacidade de fazer compras com fiat local e criptomoedas.
Corretora de criptomoedas Crypto.com recebe Licença do Banco Central do Brasil
De acordo com Kris Marszalek, CEO da Crypto.com, o Brasil e sua região tem um mercado de criptomoedas relevante no mundo.
“O Brasil e todo o mercado da América Latina são regiões importantes na busca de nossa visão de criptomoeda em todas as carteiras. Estamos incrivelmente orgulhosos de garantir a licença no Brasil, o que nos permite liderar como uma plataforma segura, protegida e compatível”.
Um estudo recente da Chainalysis, classificou o Brasil na sétima posição global no índice de criptomoedas, deste ano.
Já Marcos Jarne, gerente geral e chefe jurídico da Crypto.com na América Latina, a região é um dos principais impulsionadores da adoção das criptomoedas. Assim, a licença no Brasil é mais um passo para consolidar a posição da empresa.
“A América Latina é um dos principais impulsionadores da adoção de criptomoedas e os reguladores também têm desempenhado um papel fundamental para promover isso. Este é um passo empolgante em nossa jornada no Brasil e na América Latina, e tem muito mais por vir.”
O que é a Licença de Instituição de Pagamento?
De acordo com o Banco Central do Brasil, as Instituições de Pagamento são aquelas empresas que viabilizam movimentações de recursos, de compra e venda.
As soluções das empresas independem dos bancos, permitindo que seus clientes movimentem recursos via cartão de crédito pré-pago, por exemplo.
Assim, a Crypto.com acredita que o anúncio reforça seu marco regulatório em todo o mundo.
Nos últimos meses, a Crypto.com recebeu a aprovação principal da licença de Instituição Principal de Pagamento (MPI) da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS).
Na Europa, recebeu aprovação regulatória como Provedor de Serviços de Ativos Digitais pela Autoridade dos Mercados Financeiros (AMF) na França, aprovação de registro como empresa de criptoativos da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA).
Além disso, conseguiu aprovação provisória da Licença de Ativos Virtuais de Dubai (VARA), Lei de transações Financeiras Eletrônicas e, mais que isso, um registro de Provedor de Serviços de Ativos Virtuais na Coréia do Sul.
Já no Canadá, um compromisso de pré-registro com a Ontário Securities Administration foi formalizado pela corretora, que segue buscando registrar suas empresas nos países em que atua.