Fundada em 2013, a corretora de criptomoedas Bittrex anunciou nesta sexta-feira (31) que está saindo dos EUA após nove anos devido à incerteza regulatória sobre o setor. A sede da empresa ficava em Seattle, Washington.
A nota publicada por Richie Lai, um dos fundadores, aponta que eles continuarão operando fora dos EUA, mas sem atender clientes americanos, com a Bittrex Global.
“Não se preocupe — todos os fundos dos clientes estão seguros e disponíveis para saque”, escreveu Lai. “No entanto, não é mais economicamente viável para nós continuarmos operando no atual ambiente econômico e regulatório dos EUA.”
Segundo o site da Bittrex, as negociações serão encerradas já no dia 14/04/2023 e os clientes devem sacar suas criptomoedas até o dia 30/04/2023. Depósitos já estão indisponíveis.
“Após o prazo, as contas de usuário serão desativadas e quaisquer fundos restantes podem ficar indisponíveis por um período prolongado.”
Bittrex foi multada em R$ 276 milhões antes de tomar decisão de sair dos EUA
Enquanto outras gigantes como Kraken, Coinbase e Binance começam a enfrentar problemas jurídicos com reguladores americanos, a Bittrex já passou desta fase.
Em outubro do ano passado, a corretora foi multada em R$ 276 milhões pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, a OFAC, sendo a maior multa já aplicada pela agência.
A razão seria a falta da exigência de KYC (verificação de identidade) de seus clientes entre os anos de 2014 e 2018. Como consequência, o processo aponta que pessoas localizadas em Cuba, Irã e outros países sancionados pelos EUA estavam usando os serviços da corretora.
Portanto, esta multa pode ter inspirado a Bittrex a abandonar os EUA.
“Nove anos depois [da fundação da Bittrex], o ecossistema das criptomoedas está muito diferente”, apontou Richie Lai em sua carta. “Muitas vezes requerimentos regulatórios não são claros e são aplicados sem uma discussão apropriada, resultando em um ambiente competitivo desigual.”
Thank you everyone…. <3 ;( pic.twitter.com/kq8nTRT0Aj
— Richie Lai (@richiela) March 31, 2023
Bittrex continuará operando fora dos EUA com a Bittrex Global
Agora, Riche Lai e os outros fundadores da Bittrex focarão na Bittrex Global, corretora fundada em 2019 que trabalha com clientes internacionais. Segundo a nota, os fundos das duas empresas não estão misturados.
“Esta decisão não afeta a Bittrex Global, que atende apenas clientes fora dos EUA, e não haverá alteração em nossa oferta de serviços”, escreveu a empresa. “Todos os fundos dos clientes da Bittrex Global continuam seguros e acessíveis, e continuamos comprometidos em fornecer aos nossos clientes a corretora mais segura e adequada do mercado.”
Por fim, a pressão regulatória americana pode fazer com que mais empresas e profissionais abandonem os EUA. Portanto, esse êxodo deve remodelar a indústria, mas ainda é cedo para saber as consequências.