Na próxima sexta-feira (3/2), a corretora de criptomoedas Huobi removerá 14 opções de moedas listadas em sua plataforma global, que deve afetar também aqueles negociantes brasileiros que operam com a empresa.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), pegando alguns membros de comunidades de surpresa.
Uma das criptomoedas afetadas pela remoção é a ShapeShift (FOX), da concorrente que também opera com a compra e venda de criptomoedas.
Huobi anuncia remoção de 14 criptomoedas na próxima sexta, traders devem cancelar ordens
O comunicado ao mercado explicou que os 14 pares de criptomoedas removidos nos próximos dias não atendem mais aos requisitos da corretora.
Um deles é o volume de negociações, que deve ter a média diária de negociações de pelo menos 50 mil dólares nos últimos 30 dias.
Os tokens removidos por tal condição são: BFT (Bnk To The Future), BREED (BreederDAO), BP (BEYOND), FOX (Shapeshift), MOVEZ (MoveZ), MIR (Mirror Protocol), POKT (Pocket Network), RADAR (DappRadar), SRT (Smart Reward Token), UPI (Pawtocol), UNIC (Unicly).
Já a criptomoeda CNN (Content Neutrality Network) é considerada pela Huobi o caso mais grave, visto que ele pode representar riscos extras aos investidores. Apesar do alerta, a corretora não detalhou os perigos ao mercado, apenas removendo a moeda.
“Como parte de nossos esforços contínuos para promover o desenvolvimento saudável do ecossistema blockchain, a Huobi deixará de comercializar BOO, BFT, BREED, BP, CNN, FOX, MOVEZ, MIR, POKT, QSP, RADAR, SRT, UPI e UNIC. Esses tokens serão excluídos às 08:00 (UTC) de 3 de fevereiro de 2023.”
Ao perder um par de negociação em uma grande corretora, os projetos perdem liquidez no mercado, assim como credibilidade.
Vale o destaque que a Huobi é a 20.ª maior em volume no mercado de criptomoedas, de acordo com dados apurados pelo Livecoins no CoinMarketCap.
Projetos desvalorizam
Com a remoção de seu par em uma grande corretora, a moeda da plataforma ShapeShift despencou 2,8% nas últimas 24 horas.
O projeto que recebeu o maior alerta, a CNN, caiu 5% nas últimas 24 horas, mostrando que o alerta da Huobi chamou atenção dos investidores.
Contudo, não foram todas que cairam com a perda de liquidez. O Beyond Protocol, por exemplo, valorizou 1% no mesmo período, ignorando a perda de suporte.
As corretoras do mercado de criptomoedas aumentaram as exigências para projetos após um 2022 conturbado, que viu inclusive a queda de uma grande moeda, a Terra (LUNA). Assim, reguladores mostram que devem prestar mais atenção nas empresas, que reagem mostrando que projetos ruins saem das plataformas para evitar maiores prejuízos a investidores.