Corretora de criptomoedas Kraken sofre tentativa de extorsão ligada a dados de clientes

Corretora afirma que cerca de 2.000 clientes podem ter sido afetados

A Kraken, uma das mais antigas corretoras de criptomoedas do mercado, revelou nesta segunda-feira (13) que está sofrendo uma tentativa de extorsão. Os criminosos demandam um pagamento para não divulgar dados de clientes da corretora.

Nick Percoco, diretor de segurança da Kraken, afirma que a empresa identificou um vazamento em fevereiro de 2025 e outro mais recentemente.

As informações teriam sido expostas por dois funcionários da equipe de suporte da corretora, que já foram afastados dos seus cargos.

Kraken afirma que não negociará com criminosos

Fundada em 2011, a Kraken é uma das mais antigas corretoras de Bitcoin ainda em funcionamento. Com mais de 10 milhões de clientes, a empresa disse estar sendo vítima de uma tentativa de extorsão.

“Atualmente, estamos sendo extorquidos por um grupo criminoso que ameaça divulgar vídeos de nossos sistemas internos com dados de clientes visíveis caso não atendamos às suas exigências”, iniciou Nick Percoco, diretor de segurança da Kraken.

“É importante começar pelos pontos mais importantes: nossos sistemas nunca foram violados; os fundos nunca estiveram em risco; não pagaremos esses criminosos; e jamais negociaremos com agentes mal-intencionados.”

Seguindo seu texto, Percoco afirma que a corretora já enfrentou um vazamento em fevereiro de 2025 e outro mais recentemente. A extorsão teria começado após o desligamento do segundo funcionário.

“Os criminosos ameaçaram distribuir materiais tanto do incidente de fevereiro de 2025 quanto do incidente recente para veículos de imprensa e nas redes sociais caso não atendêssemos às exigências”, explica o executivo.

“Não pagaremos esses criminosos.”

Os vazamentos teriam afetado cerca de 2 mil usuários (0,02% dos clientes totais) e a corretora afirma já ter entrado em contato com todos eles.

Finalizando, Percoco acredita que eles já possuem provas suficientes para identificar os responsáveis e utilizá-las nos tribunais, mas aponta que não pode falar mais sobre o caso neste momento.

Caso mostra que setor de criptomoedas está sendo visado por criminosos

A tentativa de extorsão contra a Kraken mostra como criminosos estão batendo em todas as frentes no setor de criptomoedas. Embora não tenham conseguido acessar as carteiras da empresa, eles buscam outras maneiras de obter ganhos financeiros.

Outros exemplos recentes incluem o roubo de US$ 280 milhões do Drift Protocol após hackers passarem seis meses ganhando a atenção dos desenvolvedores, bem como um suposto vazamento de dados da Binance.

Já no mundo real, investidores e executivos do setor continuam sendo alvos de sequestros e roubos violentos. Recentemente, uma dessas vítimas alertou sobre uma “campanha organizada em andamento”.

Independente do método, isso mostra como o setor cripto está sendo visado por criminosos, um lembrete sobre a importância da segurança.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias