A Haru Invest, uma corretora de criptomoedas sul-coreana, parou de processar saques de seus clientes na semana passada. No comunicado, a empresa afirmou estar com “um determinado problema com um de seus parceiros”.
Agora, diversos investidores acreditam que nunca mais verão suas criptomoedas. Através do Reddit, diversos usuários lamentaram suas possíveis perdas.
Um deles comenta que perdeu 2,1 BTC (R$ 300.000). “Sou um otário”, continuou, relatando que começou a usar a corretora atraído pelas promessas de retornos passivos de suas criptomoedas, na prática chamada de “yield”.
“Acabei de perder meus 2,1 bitcoins na corretora Haru Invest. Quero me matar. Sou um otário. Não seja como eu.”
“Deus… 3 meses atrás eu disse a mim mesmo “coloque apenas 10% na Haru por causa do yield” e então lentamente depositei mais e mais até depositar tudo que eu tinha”, relatou o usuário. “3 meses depois eles pausaram de saques […] me sinto tão estúpido.”
Nos comentários, outros investidores tentaram consolá-lo. Enquanto alguns enviaram mensagens positivas, outros contaram histórias de perdas em outras plataformas que ofereciam retornos, como a Celsius.
Mais usuários lamentam suas perdas na corretora sul-coreana
Além da pausa de saques na semana passada, a CoinDesk Korea relatou que a Haru Invest demitiu mais de 100 funcionários nesta quinta-feira (22). O CEO da corretora, Lee Hyeong-soo, comentou que a possibilidade da retomada das atividades é baixa e que espera uma disputa legal no futuro.
Com isso, mais clientes da corretora perderam as esperanças e foram as redes sociais para lamentar as suas perdas.
Um deles afirma que perdeu 1/3 de todos seus bitcoins e ethers, mas mesmo antes disso já estava no prejuízo. Segundo sua matemática, ele precisa que seus investimentos restantes valorizem 30 vezes para ficar no zero-a-zero.
Outro investidor relatou perdas ainda maiores, notando que havia depositado tudo o que tinha na corretora e que agora nem sequer consegue dormir.
“Eu tinha todas minhas economias na Haru (eu sei que era estúpido).”
“Recebi um corte de salário no trabalho, então pensei em coletar um rendimento em todos os meus BTC para compensar a diferença”, comentou o investidor sobre os motivos da decisão. “Agora não consigo comer, dormir e não tenho ideia de como contar para minha esposa. Estou basicamente ferrado e perdi minha aposentadoria.”
Dentre as mensagens de apoio, um usuário apontou que, com sorte, ele poderá recuperar 25% a 40% de seu investimento após o processo de falência da corretora.
Por fim, embora renda passiva com criptomoedas seja atraente, ela também está repleta de riscos, principalmente pela falta de transparência sobre como este retorno está sendo gerado. Portanto, investidores precisam redobrar seus cuidados com plataformas que oferecem yield.