Uma corretora de criptomoedas que faliu nos últimos meses pode estar próxima de um resgate, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg. Caso se confirme, é o primeiro caso de uma plataforma que ressurge das cinzas.
Desde o final de 2021, as corretoras de criptomoedas pelo mundo sofrem pressão sobre seus negócios. O motivo principal é a queda no valor do bitcoin, com consequente diminuição no volume de investidores.
Contudo, a piora mais drástica começou desde maio de 2022, quando a criptomoeda Terra (LUNA) morreu. Como muitas empresas do setor estavam investidas no projeto, seu fim causou colapso das plataformas.
Em um movimento de espiral da morte, outros negócios com envolvimentos indiretos também foram abalados.
Corretora de criptomoedas que faliu e travou saques pode ser resgatada
A corretora de criptomoedas Zipmex foi uma que faliu em julho de 2022, quando não suportou a pressão sobre seus negócios.
Ao anunciar manutenção na plataforma, travou saques e deixou clientes em desespero. No entanto, a corretora alegou manter contato com possíveis investidores nos últimos meses, sendo que um desfecho positivo pode acontecer.
De acordo com a Bloomberg, um fundo de investimentos asiático pode colocar 100 milhões de dólares no resgate da empresa. O valor pode ser pago parte em dinheiro (US$ 30 milhões) e o restante em criptomoedas, demonstrando o primeiro resgate do setor.
O fundo V Ventures, caso finalize a compra, passará a ter 90% dos direitos da corretora.
Se as tratativas forem finalizadas pela aquisição, a Zipmex pode ser resgatada, demonstrando que após quebras em sequência, algumas conseguiram voltar ao mercado. No entanto, não está claro se os saldos de clientes poderão estar finalmente liberados em breve.
Corretora diz que está em estágio final de aquisição
Publicamente, as empresas não confirmam a aquisição do negócio pelo V Ventures. Contudo, via Twitter, a Zipmex declarou que está em estágios finais de aquisição, mas que nenhum acordo final foi assinado.
“Atualmente, estamos nos estágios finais de discussões em que os termos e condições estão sendo negociados e continuam a mudar. No entanto, nenhuma conclusão foi alcançada nem qualquer acordo assinado conforme relatado. Como é de praxe nas discussões sobre investimentos, a Zipmex não pode dar mais detalhes.”
Assim, ao que tudo indica, a Zipmex é a primeira corretora de criptomoedas que faliu a buscar um resgate em 2022. Sua operação era concentrada na Austrália, Tailândia, Indonésia e Cingapura, ou seja, o fim do negócio deixou clientes de 4 países e 2 continentes presos.
Vale lembrar que a corretora Binance tem buscado reunir investidores para resgate de empresas. Recentemente, a plataforma declarou que 150 empresas falidas já pediram socorro para seus negócios.