Após revolta de clientes, corretora de criptomoedas pede desculpas e diz que não cobrará mensalidade

Situação foi proposta pela Bitstamp, mas comunidade mundial reagiu mal a essa situação.

Homem com olhar suspeito em conversa pelo telefone e segurando Bitcoin
Homem com olhar suspeito em conversa pelo telefone e segurando Bitcoin

Uma corretora de criptomoedas havia informado que cobraria uma mensalidade de seus clientes inativos, causando revolta em muitos de seus clientes. Após uma péssima repercussão pela ideia inusitada, a operação retrocedeu publicamente.

Durante a história das criptomoedas, muitas pessoas que conheceram a tecnologia descobriram que as moedas devem ser guardadas em locais seguros, como carteiras de criptomoedas.

Mesmo com esse conhecimento básico consolidado, muitos investidores de longo prazo ainda optam por deixar suas moedas em corretoras, que são empresas que fazem a intermediação de negociações. Essa prática é desaconselhada visto que tais plataformas podem ser invadidas e perder os fundos em ataques cibernéticos.

Mesmo assim, até então, nenhuma delas nunca havia cogitado cobrar uma mensalidade para custódias os fundos dos clientes inativos.

Corretora de criptomoedas Bitstamp retrocede e não vai mais cobrar mensalidade de clientes inativos

No início de junho de 2022, a Bitstamp surpreendeu seus clientes, após a corretora de criptomoedas afirmar que começaria a cobrar uma ‘mensalidade’.

O plano era tornar o serviço de assinatura, uma espécie de “Netflix das criptomoedas”, que a plataforma imaginou ser uma iniciativa inovadora.

No entanto, clientes da corretora reagiram muito mal a cobrança de 10 euros mensais por inatividade, visto que alguns custodiam suas moedas no local. Os clientes que seriam afetados, vale lembrar, seriam aqueles que possuem menos de 200 euros na plataforma, ou seja, os usuários pequenos.

Nesta quarta-feira (6), com a repercussão ruim da cobrança inusitada, a Bitstamp retrocedeu, avisando que não irá mais cobrar a infame taxa.

“Na semana passada, enviamos uma comunicação informando que, a partir de 1.º de agosto, introduziríamos uma taxa para alguns de nossos clientes inativos. A taxa teria sido cobrada de clientes inativos com saldos de conta inferiores a € 200. Não estamos mais implementando essa taxa. Depois de ouvir a resposta da nossa comunidade, mudamos de rumo. Não haverá taxa de inatividade.”

Corretora pediu desculpas pelo caso

Após cancelar a cobrança da taxa de clientes inativos e com poucos recursos em criptomoedas, a corretora se desculpou pela forma que abordou a situação e apresentou aos seus clientes.

Em sua defesa, ela alegou querer apenas criar uma plataforma segura e confiável e que não quer desviar dessa ideia. Dessa forma, os clientes que armazenam suas moedas na corretora e não acessam com frequência suas contas não serão mais cobrados.

“Todos os nossos clientes podem continuar a usar e usufruir de todos os nossos serviços independentemente do saldo das suas contas e do tempo decorrido das suas atividades anteriores. Pedimos desculpas pelo inconveniente que isso possa ter causado.”

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Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

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