CredMiner tem pedido negado contra página do Facebook

Em tentativa de excluir postagem de rede social, justiça alegou censura e indeferiu pedido!

Siga no
Empresa Credminer
Empresa CredMiner - Reprodução

Com suspeitas de operar um esquema de pirâmide financeira, a empresa CredMiner tem novamente um pedido negado na justiça. Ao ingressar na justiça contra o Facebook, a CredMiner buscava apagar uma postagem de uma página na rede social.

Nos últimos anos, a página DPF – Desmascarando Pirâmides Financeiras tem se dedicado ao importante trabalho de identificar e expor golpes. No Brasil, de fato, uma série de golpes com esquemas sofisticados de pirâmide assolam a população, sendo a DPF uma importante ferramenta para apresentar informações de interesse público.

Em 2017, entretanto, fez uma postagem completa sobre a CredMiner (Cred Club), apontando que esta última seria uma pirâmide que envolve as criptomoedas. Ao recrutar pessoas para investir em mineração de Bitcoin, a CredMiner despertou olhares atentos para o modelo de negócio.

CredMiner tenta excluir postagem do Facebook, mas tem pedido negado na justiça

A mineração de Bitcoin é uma atividade essencial para o funcionamento dessa criptomoeda. Muitas empresas certamente realizam essa atividade pelo mundo, e a segurança do Bitcoin tem registrado recorde nos últimos meses. Na prática, isso significa que mais equipamentos têm se unida a rede.

Contudo, no Brasil, e vários outros países, a mineração de Bitcoin foi uma atividade utilizada por alguns golpes. O caso mais emblemático no país foi da MinerWorld, que afirmava ser uma empresa de mineração de Bitcoin, mas não passava de uma pirâmide financeira.

Em 2017, a página do Facebook DPF afirmou que a Cred Club, ou CredMiner, era mais uma empresa suspeita no ramo. Em resumo, a publicação afirmava que “a CredMiner teria pegado carona nos esquemas fraudulentos da MinerWorld e Prosperity Clube, oferecendo benefícios de mineração compartilhada“.

Além disso, os afiliados teriam benefícios para recrutar novas pessoas, o que configuraria um esquema claro de pirâmide, de acordo com análise da DPF. Dessa forma, a página acabou recomendando que as pessoas evitassem o negócio, que poderia entrar em colapso.

Como com todos os esquemas de pirâmide, uma vez que o recrutamento de novos afiliados morrer, a Cred Club entrará em colapso.

Ao ingressar na justiça, a CredMiner pediu a exclusão da postagem na rede social, alegando prejuízos a sua imagem. A empresa ainda pediu os dados de cadastro dos responsáveis pela postagem ao Facebook.

Desembargador alega que liberdade de pensamento e expressão deve ser mantida

O caso, que já havia tramitado em primeira instância, havia apenas dado para a CredMiner os dados dos responsáveis pela página. Em decisão, contudo, a empresa não conseguiu remover a postagem que afirma afetar sua imagem.

Ao recorrer em segunda instância, o desembargador que cuidou do caso alegou ser difícil atender ao pedido. Isso porque, uma eventual decisão sobre manifestação de pensamento e expressão poderia ser encarado como censura, situação ilegal na Carta Magna.

ressalta-se que o controle judicial da manifestação do pensamento deve ser realizado com cautela, sob pena de indevida censura

Além disso, o desembargador observou que como a postagem é antiga, 2017, a empresa já poderia saber com certeza se afeta ou não sua imagem. Dessa forma, o Desembargador Raulino Jacó Brüning, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, negou o pedido da CredMiner. Recente, a CredMiner havia pedido a exclusão postagens de um youtuber, mas também teve negado a solicitação.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias