Criador do Ethereum diz que vai se afastar de DeFi

Muitos vêm o Yield Farming como uma bolha, tal como as ICOs de 2017, já outros até acham que o esquema todo pode ser uma pirâmide.

Siga no
Vitalik Buterin
Vitalik Buterin

O setor de DeFi vem alcançando novos patamares, chegando a ser mencionada por políticos dos EUA. No entanto, não é todo mundo que está confiante no novo mercado. E até mesmo o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, disse que vai se afastar de DeFi, pelo menos até ele se tornar algo sustentável.

Além de alguns desconfiarem do verdadeiro crescimento do DeFi  em relação ao valor por trás do projeto, alguns outros estão bastante preocupados com alguns fatores, mais especificamente em relação ao Yield Farming.

Um desses céticos é o criador do Ethereum e essa opinião é bastante importante, já que o Ethereum é a blockchain base para o funcionamento da grande maioria do DeFi. Aliás, as finanças descentralizadas revitalizaram o interesse pelo projeto de Buterin e o fez ganhar valor recentemente.

A opinião do criador da segunda maior criptomoeda do mundo veio direto do Twitter, quando ele respondeu a uma postagem de Spencer Noon, um dos editores da Our Network. No tuíte Spencer falou sobre as “Mentes inteligentes do DeFi estão saindo de seus empregos para se juntar a comunidade de Yield Farming.”

Vitalik responde:

“Eu estou me afastando do setor de Yield Farming completamente até que ela fique mais sustentável.

Mas eu não sou um especialista em DeFi’, então…”

Para entendermos a posição de Vitalik, é preciso entender o que é o Yield Farming do qual ele está se afastando.

O que é o Yield Farming no DeFi

O Yield Farming é basicamente uma forma de fazer suas criptomoedas se multiplicarem “passivamente”. A ideia é simples, você empresta seus ativos digitais para protocolos de DeFi para que eles possuam liquidez, você então recebe “juros” pelo seu empréstimo.

Essa não é uma novidade no criptomercado e nem ao menos no setor financeiro tradicional, mas o DeFi vem se destacando consideravelmente por causa das taxas de juros que os credores estão recebendo dos protocolos.

Para algumas plataformas essas taxas chegaram a valores muito atraentes. Isso explica o porque do aumento tão repentino no interesse por esse tipo de operação.

Muitos vêm o Yield Farming como uma bolha, tal como as ICOs de 2017, já outros até acham que o esquema todo pode ser uma pirâmide.

O consenso geral é que o DeFi está sim passando por um momento de euforia e FOMO muito grande, mas pode ser que após as coisas esfriarem tenhamos um cenário parecido com o que ocorreu em 2018 com o Bitcoin e outras altcoins.

“Se você não entende de DeFi, melhor não investir”, como afirmou o criador do Ethereum, Vitalik Buterin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias