“Se você não entende de DeFi, melhor não investir”, diz criador do Ethereum

Alerta de alguém que entende sobre o mercado, pois muitos investidores novos têm buscado exposição sem estudo prévio.

Siga no
Vitalik Buterin, criador do Ethereum cofundador
Vitalik Buterin/Reprodução

A indústria das Finanças Descentralizadas (DeFi) tem sido um dos pontos mais badalados do criptomercado em 2020. Alguns projetos já registram histórias incríveis de valorização e queda. Acima disso tudo, o DeFi representa ainda um caso de uso de alta importância para o Ethereum, para quem entende, é claro.

Antes da ascensão do DeFi, o Ethereum estava lutando para encontrar um propósito, já que o desenvolvimento de dApps ainda não decolou. Além disso, a moeda certamente não podia concorrer contra o Bitcoin como uma reserva de valor.

Agora, com cada vez mais projetos de DeFi, que tem como base o Ethereum, a segunda maior criptomoeda voltou a ser destaque. Esse movimento levou até a uma alta no preço da Ethereum, que supera dois anos de baixa e volta a valorizar.

No entanto, para o próprio criador do Ethereum, Vitalik Buterin, se você não entende a tecnologia, é melhor ficar de fora desse novo boom.

Advertência para iniciantes: se não entende de Defi, não invista ainda

Como notado pelo portal de notícias Cryptoslate, o número de pessoas interagindo com contratos DeFi na rede Ethereum cresceu exponencialmente nos meses recentes. Além disso, diferentes projetos ganharam muita popularidade, como é o caso da LINK, que se tornou a 5.ª maior criptomoeda em valor de mercado na última semana.

A principal força por trás desse aumento de interesse está no Yield Farming, que é basicamente ganhar com juros ao emprestar suas criptomoedas. A prática tem se tornado muito lucrativa com os novos protocolos de DeFi.

Mas apesar das possibilidades de ganhos, ainda é um investimento de risco e, querendo ou não, todo cuidado é pouco na hora de colocar seus ativos digitais em algum protocolo do tipo, como afirma o próprio criador do Ethereum.

“Lembrete: Você NÃO precisa participar na ‘última novidade do DeFi’ para fazer parte do Ethereum. Na verdade, a menos que você *realmente* entenda o que está acontecendo, é melhor que você fique de fora ou participe apenas com pequenos valores.”

DeFi pode ser uma bolha?

O DeFi ainda é um conceito muito novo dentro do criptomercado, e como toda novidade, o setor chama bastante a atenção, mas levanta muitas dúvidas. Por enquanto temos bilhões de dólares entrando no setor e em seus muitos protocolos, e essa movimentação inicial está sendo o grande responsável pelo lucro através do Yield Farming.

Já vimos algo muito parecido com o que aconteceu com a febre das ICOs (Ofertas Inicias de Moedas) em 2017, após a máxima histórica do Bitcoin. Da mesma forma, as Finanças Descentralizadas podem, eventualmente, perder a força.

Em uma entrevista para o podcast de Laura Shin, Buterin alertou sobre como o DeFi pode acabar ficando sem força para gerar tantos lucros e como alguns projetos podem causar grandes prejuízos.

“É algo de curto prazo. Uma vez que esses lucros desapareçam, poderemos ver que as taxas de juros vão cair para perto de 0%. Isso não é algo que fará o DeFi quebrar, mas é sinal de que isso não deve ser algo que deveríamos estar apresentando para o mundo todo (por enquanto).”

A dica para quem não entende o conceito de DeFi então é estudar, pois, os riscos são altos.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Rodrigo Marques Atlas Quantum

Esquema da Atlas Quantum é exposto no Cidade Alerta, da Record TV

O esquema da Atlas Quantum voltou a ganhar atenção da mídia. Na semana passada o Jornal da Band publicou uma reportagem sobre a empresa...
Dubai. Imagem: Unplash

Bilionário de Dubai quer fazer o maior investimento em Bitcoin da história

Um empresário de Dubai está se comprometendo a comprar 100.000 bitcoins, avaliados em US $ 4,8 bilhões, para ajudar no desenvolvimento da criptomoeda na...

Banco Central dos EUA sai do ar poucos dias depois de secretária do tesouro...

O banco central dos EUA sofreu um grande crash em seus sistemas nesta quarta-feira (24) e várias pessoas não conseguiram realizar transferências eletrônicas. O...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Bilionário de Dubai quer fazer o maior investimento em Bitcoin da história

Um empresário de Dubai está se comprometendo a comprar 100.000 bitcoins, avaliados em US $ 4,8 bilhões, para ajudar no desenvolvimento da criptomoeda na...

Banco Central dos EUA sai do ar poucos dias depois de secretária do tesouro chamar Bitcoin de ineficiente

O banco central dos EUA sofreu um grande crash em seus sistemas nesta quarta-feira (24) e várias pessoas não conseguiram realizar transferências eletrônicas. O...

100 bitcoins da “era de Satoshi” são movimentados pela primeira vez em 10 anos

As grandes movimentações de Bitcoin na blockchain são sempre importantes de serem observadas, principalmente quando envolve moedas dos primeiros anos. Na tarde desta quarta-feira...

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...