O criador da criptomoeda Litecoin, considerada a “prata digital”, fez um alerta sobre os Tokens Não Fungiveis (NFT). De acordo com Charlie Lee, o mercado de NFTs está parecido com as ICOs no final de 2017.
Lee publicou no Twitter um texto mostrando que não é um grande fã dos tokens não fungíveis, mercado que vem atraindo atenção de muitas pessoas e viu seu volume explodir no mês de fevereiro, foram mais de US $ 3,4 bilhões negociados.
Lee disse que os NFTs estão parecidos com as ICOS em 2017. “Vejo muitos paralelos entre os NFTs de 2021 com as ICOs de 2017 e as altcoins em 2013”, disse ele.
“Poucos vão se manter e ter valor, a maioria não vai”, disse Lee, traçando paralelos entre NFTs e ICOs.
I see a lot of parallels between 2021's NFTs with 2017's ICOs and 2013's altcoins:
– easy to create new ones with no barriers
– simple to understand & explain
– brings tons of new people into crypto
– high prices & pumps create hype/FOMO
– few will hold & have value, most won't— Charlie Lee Ⓜ️🕸️ (@SatoshiLite) March 2, 2021
Os NFTs tiveram um boom no final de 2020 e que se estende até agora. O valor total do setor que era inferior a US $ 300 milhões em 2019, cresceu para mais de US $ 1 bilhão em 2020, para os atuais US $ 3,4 bilhões.
Os tokens são uma representação digital de objetos tangíveis e intangíveis (como imóveis, arte digital, música, entre outras coisas), que comprovam a propriedade dos direitos de tudo o que é representado.
Para Charlie Lee, o crescimento repentino do mercado de NFTs é semelhante as ICOs. Em seu tweet de ontem, ele listou algumas dessas semelhanças:
- são fáceis de criar;
- simples de entender e explicar;
- traz toneladas de novas pessoas para criptomoedas;
- preços altos e bombas criam hype / FOMO.
Em 2017, vale lembrar, mais de 10 mil criptomoedas foram criadas através das chamadas ICOs, porém, pelo menos 94% delas deixaram de existir, sendo que a maioria dos projetos morreram e largaram seus investidores no prejuízo.
O motivo? Eram fáceis de serem criadas e qualquer um lançava uma nova altcoin, às vezes sem nenhum projeto sólido, mas quase todo mundo queria comprar uma ICO para fazer parte da mania e não perder a “oportunidade”.
O alerta de Charlie Lee não é infundado. Um perfil no Twitter conhecido como “DeFi Ted”, compartilhou suas experiências com os NFTS da NBA, ele disse que a plataforma não processou um pedido de saque, o que fez ele questionar a solvência do projeto.
Here is the full break down of my experience with Dapper labs.
Nothing hidden – I will take any criticism on the chin for myself.
@nba_topshot https://t.co/yAzwfRymkn
— Bakes (Ted) (@DeFi_Ted) March 2, 2021