Criptomoeda com tema de calcinha faz sucesso, mas tem falhas de segurança

Projetos novos, chamados de meme tokens, levam riscos a usuários. Dessa vez moeda quase foi alvo de ataque.

Após uma auditoria de segurança, a PantySwap, criptomoeda com temática de calcinha, teve que correr para atualizar seu código. O medo dos responsáveis pelo relatório era de que uma “puxada de tapete” acontecesse a qualquer momento.

No mercado de DeFi, a prática de puxada de tapete (rug pull) é comum entre desenvolvedores de projetos novos. Após prometer revoluções financeiras, essas criptomoedas acabam levando riscos para os detentores de seus tokens.

No caso do rug pull, os detentores da criptomoeda podem ficar sem liquidez nas pools de negociação em corretoras descentralizadas. Ou seja, apesar de ter posse de uma moeda, não há como negociar ela no mercado, isso fez muitos projetos DeFi chegarem ao fim.

Criptomoeda de calcinha quase é alvo de rug pull

A CertiK Security tem recebido atenção da comunidade DeFi, que acompanha os relatórios de segurança liberados por auditores. Como muitos golpes tem acontecido neste setor, muitos querem evitar o envolvimento com projetos perigosos.

Nos últimos dias, por exemplo, a PancakeBunny foi alvo de um ataque de flash loan, assim como a Bog Finance e pelo menos outras 5. Com projetos correndo riscos, com códigos muitas vezes sem garantias, o trabalho de empresas de auditoria neste setor ganham mais relevância.

No último domingo (6), a Certik liberou mais um comunicado para os detentores do token PantySwap. Criado na rede da Binance Smart Chain (BSC), a criptomoeda DeFi tem como tema uma calcinha.

“Alerta publicado que indica altos riscos em relação a um projeto denominado PantySwap. A função de migração do MasterChef pode ser aproveitada pelo proprietário (não um TimeLock) para drenar todos os tokens LP, resultando em uma possível puxada de tapete a qualquer momento. Seja cauteloso e NÃO se envolva.”, afirmou a Certik

Equipe da moeda afirma ter corrigido problemas

Nesta segunda-feira (7), a equipe da criptomoeda da calcinha publicou em seu Twitter que já corrigiu a falha apontada pela auditoria. Para resolver o problema, um analista de contratos inteligentes teria ajudado a equipe a atualizar o código.

“Obrigada RugSteemer por nos ajudar a resolver o problema do migrador. @certikorg $yPanty$Panty#PantySwap#BSC”

https://twitter.com/yieldpanty/status/1401854279950929925

De fato, quem chega no mercado de criptomoedas hoje em dia acaba se deparando com esses possíveis golpes, seja de calcinha, cachorro ou comida. Mas os riscos de projetos DeFi ainda são grandes, visto que essas plataformas operam por códigos de contratos inteligentes, em muitos casos apenas copiados e sem garantias de segurança.

Sem a programação correta, um detentor de um token pode perder todos as suas posses, em ataques relativamente simples. A Certik também foi responsável por alertar contra a Safemoon, que também afirmou ter corrigido as falhas para prevenir rug pulls.

Mesmo com a publicação de uma possível correção, a Certik ainda manteve o alerta contra a criptomoeda de calcinha. Assim, o recomendado é não se envolver com o projeto, até que uma nova auditoria seja feita.

Para quem se interessa pelo assunto Defi, a recomendação é que estude bastante os fundamentos de uma moeda deste setor, pois os riscos ainda são altos.

📱 Concorra a um Iphone 16, um ⌚Apple Watch e 💰R$ 120 em criptomoedas. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias