Criptomoeda com tema de calcinha faz sucesso, mas tem falhas de segurança

Projetos novos, chamados de meme tokens, levam riscos a usuários. Dessa vez moeda quase foi alvo de ataque.

Siga no
Calcinha e criptomoeda
Calcinha

Após uma auditoria de segurança, a PantySwap, criptomoeda com temática de calcinha, teve que correr para atualizar seu código. O medo dos responsáveis pelo relatório era de que uma “puxada de tapete” acontecesse a qualquer momento.

No mercado de DeFi, a prática de puxada de tapete (rug pull) é comum entre desenvolvedores de projetos novos. Após prometer revoluções financeiras, essas criptomoedas acabam levando riscos para os detentores de seus tokens.

No caso do rug pull, os detentores da criptomoeda podem ficar sem liquidez nas pools de negociação em corretoras descentralizadas. Ou seja, apesar de ter posse de uma moeda, não há como negociar ela no mercado, isso fez muitos projetos DeFi chegarem ao fim.

Criptomoeda de calcinha quase é alvo de rug pull

A CertiK Security tem recebido atenção da comunidade DeFi, que acompanha os relatórios de segurança liberados por auditores. Como muitos golpes tem acontecido neste setor, muitos querem evitar o envolvimento com projetos perigosos.

Nos últimos dias, por exemplo, a PancakeBunny foi alvo de um ataque de flash loan, assim como a Bog Finance e pelo menos outras 5. Com projetos correndo riscos, com códigos muitas vezes sem garantias, o trabalho de empresas de auditoria neste setor ganham mais relevância.

No último domingo (6), a Certik liberou mais um comunicado para os detentores do token PantySwap. Criado na rede da Binance Smart Chain (BSC), a criptomoeda DeFi tem como tema uma calcinha.

“Alerta publicado que indica altos riscos em relação a um projeto denominado PantySwap. A função de migração do MasterChef pode ser aproveitada pelo proprietário (não um TimeLock) para drenar todos os tokens LP, resultando em uma possível puxada de tapete a qualquer momento. Seja cauteloso e NÃO se envolva.”, afirmou a Certik

Equipe da moeda afirma ter corrigido problemas

Nesta segunda-feira (7), a equipe da criptomoeda da calcinha publicou em seu Twitter que já corrigiu a falha apontada pela auditoria. Para resolver o problema, um analista de contratos inteligentes teria ajudado a equipe a atualizar o código.

“Obrigada RugSteemer por nos ajudar a resolver o problema do migrador. @certikorg $yPanty$Panty#PantySwap#BSC”

De fato, quem chega no mercado de criptomoedas hoje em dia acaba se deparando com esses possíveis golpes, seja de calcinha, cachorro ou comida. Mas os riscos de projetos DeFi ainda são grandes, visto que essas plataformas operam por códigos de contratos inteligentes, em muitos casos apenas copiados e sem garantias de segurança.

Sem a programação correta, um detentor de um token pode perder todos as suas posses, em ataques relativamente simples. A Certik também foi responsável por alertar contra a Safemoon, que também afirmou ter corrigido as falhas para prevenir rug pulls.

Mesmo com a publicação de uma possível correção, a Certik ainda manteve o alerta contra a criptomoeda de calcinha. Assim, o recomendado é não se envolver com o projeto, até que uma nova auditoria seja feita.

Para quem se interessa pelo assunto Defi, a recomendação é que estude bastante os fundamentos de uma moeda deste setor, pois os riscos ainda são altos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bear Market Bitcoin. Imagem: Shutter Stock

“Bear Market confirmado”, diz o CEO da CryptoQuant após cruz da morte do Bitcoin...

Não é segredo para ninguém que o Bitcoin tem enfrentado um período extremamente turbulento e volátil. Grandes nações como a China e Rússia estão...
Bitcoin em ratoeira problema

Os maiores haters do Bitcoin no Twitter

Peter Schiff se tornou o oitavo maior hater do Bitcoin no Twitter nesta segunda-feira (21). Para chegar até a posição, ele superou ninguém menos...
Bitcoin-duvidas. SHutterstock

“Se você não vendeu Bitcoin a US$ 60 mil, por que vender agora?” O...

Após alcançar o seu valor histórico de US$ 63,5 mil em meio de abril deste ano, o Bitcoin caiu quase 50%. Em meio a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias