O criador da Yearn Finance anunciou por meio do Twitter seu novo projeto, uma plataforma de empréstimos chamada Deriswap. Golpistas atentos aproveitaram a oportunidade e correram como ratos para criar uma criptomoeda falsa com nome de $DWAP, uma referência ao projeto recém anunciado pelo popular Andre Cronje. Vários investidores acreditaram no token falso e os golpistas conseguiram arrecadar mais de $ 53 mil (R$ 288.399,50) em menos de 30 minutos. [Via Decrypt]
Qualquer pessoa pode criar um token na plataforma Uniswap em questão de segundos, a Uniswap é uma plataforma que permite a negociação de vários tokens por Ethereum (uma criptomoeda que tem valor), assim, o novo token criado já pode ser comprado por usuários da corretora descentralizada.
Foi exatamente isso que aconteceu, Andre Cronje, o fundador da Yearn Finance é popular na comunidade DeFi, ele é visto como um desenvolvedor habilidoso, então, várias pessoas ficam de olho em seus movimentos, inclusive os golpistas.
DeFi é a abreviação de Finanças Descentralizadas, um mercado de aplicativos baseados em blockchain que fornecem serviços financeiros descentralizados como empréstimos, juros sobre depósitos e trocas de ativos.
Os golpes no mercado de DeFi estão crescendo a cada dia, só em 2020 mais de $ 380 milhões foram roubados através de hacks e criptomoedas falsas, a facilidade de emissão de tokens torna o setor ainda mais complexo do que o mercado das ICOs em 2017.
No caso do token falso DWAP, os hackers criaram o token, realizaram algumas transações para atrair outros investidores e em seguida saíram com cerca de 162 ETH em menos de 30 minutos. Esse processo rendeu aos golpistas mais de $ 53.000.
Para dar mais legitimidade ao negócio, os golpistas enviaram alguns tokens $DWAP para o contrato que Andre Cronje controla e faz atualizações regularmente.
O token acima foi apenas um dos outros 30 “DWAPs” que foram emitidos na plataforma Uniswap, todos criados por golpistas que tentavam atrair vítimas.
Aparentemente o setor de finanças descentralizadas vai levar um tempo de amadurecimento para que os golpes sejam eliminados ou pelo menos minimizados.
Os usuários estão sempre procurando um “bitcoin 2.0”, ou um token para ganhar dinheiro rápido e fácil, fazendo apostas em projetos duvidosos e até completamente desconhecidos.
Os golpistas sabendo disso se aproveitam e fazem a festa, faturando $ 300 mil em menos de 30 minutos apenas observando o mercado e prometendo lucro garantido com um novo token chamado “Lucro Garantido Token”.