Conforme o Bitcoin ultrapassa a marca de 1 trilhão de dólares em valor de mercado, e deixa empresas como o Facebook para trás, outras criptomoedas estão acompanhando este bom momento e, somadas, ultrapassam o valor da maior empresa do mundo, a Apple.
O fato ocorre em meio a uma desvalorização das ações da Apple pouco tempo após o lançamento de seu novo modelo de iPhone e um crescimento do criptomercado em geral.
Mesmo este sendo um marco gigante, ainda é pouco. Tanto o Bitcoin quanto outras criptomoedas têm muito para crescer, já que muitas pessoas ainda não aproveitam seus benefícios e outros podem surgir graças a inovação.
2,4 trilhões de dólares
O valor de mercado somado de todas as criptomoedas voltou a beirar os 2,4 trilhões de dólares vistos em maio deste ano, quando o Bitcoin chegou a 63 mil dólares por unidade. Hoje a Apple está avaliada em 2,374 trilhões e as criptomoedas 2,388 trilhões de dólares, cerca de 13 trilhões de reais.
Embora muitas altcoins listadas em sites como CoinMarketCap e CoinGecko tenham um volume insignificante, as maiores moedas apresentam tanto volume quanto liquidez. Além disso, o Bitcoin é responsável por 45% deste valor de mercado, seguido pelo Ethereum com 17% que mostram uma forte dominância.
Conforme as ações da Apple caem, fazendo a empresa perder 229 bilhões de dólares desde seu pico em setembro, e as criptomoedas sobem cerca de 20% neste mesmo período, hoje as criptomoedas voltaram a ocupar o topo.
Este valor não é superficial, vários setores da indústria já estão olhando para o Bitcoin como uma forte reserva de valor por conta de seu modelo econômico, bem como outros protocolos como o Ethereum vem sendo muito utilizados em diversas áreas como finanças descentralizadas, arte, logística e outros casos de uso.
Embora gigante, ainda há mais espaço
Embora o Bitcoin tenha ultrapassado o Facebook em valor de mercado e as criptomoedas somadas ultrapassado a Apple, ainda há muito espaço para que elas ganhem mais valor.
A adoção do Bitcoin por outros países que pensam em seguir os passos de El Salvador pode fazer com que a maior criptomoeda seja ainda mais usada para remessas internacionais, por exemplo.
Apesar disso, em recente entrevista à CNBC, Vladimir Putin afirmou que o Bitcoin ainda é imaturo e que ainda é cedo para falar sobre comércio de petróleo em criptomoedas.
Visto isso, caso o Bitcoin venha a ser usado no futuro por governos e grandes empresas para transações internacionais, além de reserva de valor, é bem possível que o Bitcoin, sozinho, consiga ultrapassar o valor de mercado da Apple.