Crítico feroz das leis de investidores “credenciados” assume controle da SEC

Roisman é visto como pró-criptomoedas e muitos acreditam que ele pode abrir caminho para regulamentações positivas em seu mandato.

Siga no

Elad Roisman vai chefiar temporariamente a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, até que o novo presidente do país, Joe Biden, faça uma indicação. O ex-presidente da agência reguladora americana, Jay Clayton, renunciou do cargo ontem.

Roisman está na SEC há cerca de dois anos, durante os quais ele tem estado um tanto quieto, mas parece estar em uma missão.

“Há uma percepção de que os mercados estão manipulados e acho que é importante para a SEC tentar dissipar essa noção”, disse Roisman em uma audiência no Senado em 2018.

Numerosos escândalos provando fraudes nos tribunais, incluindo manipulação do preço do ouro, manipulação das taxas de câmbio e uma longa lista de outros ativos, fizeram com que isso não fosse apenas uma percepção de Roisman, mas uma realidade.

“Sou um dos cinco votos sempre que a SEC decide mover uma ação contra uma empresa que determinamos que fez qualquer declaração falsa de um fato relevante, violou a regulação ou deixou de reapresentar suas demonstrações financeiras quando necessário. 

Alguém poderia pensar que eu seria capaz de compreender os riscos de uma oportunidade de investimento privado e reconhecer as informações de que precisaria para tomar uma decisão informada.  

No entanto, não sou um investidor credenciado…

O mais impressionante é que muitos dos especialistas da SEC que revisam, promulgam e fazem cumprir nossas leis de valores mobiliários não se qualificariam (com base no limite de renda) como um “investidor credenciado.”

Foi o que disse o novo presidente da Securities and Exchanges Commission (SEC), o regulador econômico mais poderoso dos Estados Unidos depois do Tesouro e do Fed.

Para a SEC, um investidor credenciado é uma pessoa que atende aos critérios estabelecidos na Regra 501 da Securities Act de 1933: “Pessoa com renda superior a $ 200,000 ou renda conjunta superior a $ 300,000; e patrimônio líquido de $ 1 milhão no momento do investimento”.

Todos agora ficarão de olho no que ele fará a respeito da reação de investidores furiosos da Ripple, que perderam bilhões e o que fará em relação a imagem da agência que enfrenta uma reputação de fundo do poço por dizer ao público que não iria inovar.

Roisman demonstra que sabe da necessidade de inovação e, portanto, um novo capítulo pode muito bem ser aberto nas torres da SEC em seu comando de uma economia de US $ 20 trilhões.

O ex-presidente da SEC deixaria o cargo em junho de 2021, contudo, devido a derrota de Trump nas eleições, ele saiu antes. O mandato de Clayton foi visto como negativo para o mercado de criptomoedas principalmente porque ele se opôs a aceitar várias propostas do Bitcoin Exchange Traded Fund (ETF Bitcoin).

Roisman, por outro lado, é visto como pró-criptomoedas e muitos acreditam que ele pode abrir caminho para regulamentações positivas em seu mandato.

No momento de sua nomeação, Roisman disse em uma audiência do Comitê Bancário do Senado que a SEC “deve examinar e reexaminar suas regras, regulações e diretrizes para garantir que ainda estejam funcionando conforme pretendido para cumprir a missão da agência”, como manifestado recentemente na área de “novos investimentos e tecnologias, como ofertas iniciais de moedas e blockchain.”

“Ele é pró-criptomoedas, então as chances de um ETF Bitcoin são muito maiores agora..” disse Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg Intelligence, em um tuíte.

Independente de como será a abordagem do novo presidente da SEC, com o antigo o Bitcoin continuou subindo, se Roisman fizer algo negativo para o mercado, o Bitcoin certamente não vai se importar.

TrustNodes
TrustNodeshttps://trustnodes.com
News on all things Blockchain, Ethereum, IoT, Fintech and Bitcoin.

“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também...
Bitcoin e gráfico em queda de preços

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...

Preço do Bitcoin em forte queda, -22% desde recorde histórico

O preço do Bitcoin continua em forte movimento de queda nas corretoras pelo mundo. Com a nova tropeçada, o preço já teria registrado uma...