Mais um dia no mercado de criptomoedas, mais uma notícia insana envolvendo grandes empresas do setor. A protagonista da vez é a Crypto.com, que enviou mais de 80% dos fundos que tinham em Ethereum para um endereço errado.
A descoberta foi feira por um usuário no Twitter chamado Conor, que perguntou se alguém sabia o motivo da Crypto.com ter enviado 320 mil unidades de Ethereum para uma carteira da Gate.io. Na cotação do Ethereum atual, os 320 mil ETH estão avaliados em 2.1 bilhões de reais.
“Alguém sabe por que a Crypto.com enviou 320k ETH (82% do seu saldo de Ethereum) para a Gate.io?”
De acordo com Conor, os fundos foram enviados do endereço 0x7758e507850da48cd47df1fb5f875c23e3340c50, citado pelo CEO da empresa como sendo a carteira de armazenamento frio da Crypto.com.
Anyone know why https://t.co/2vZHyCaKNe would send 320k ETH (82% of their ETH today) to https://t.co/bVgf3bCqwp on October 21? pic.twitter.com/2E1NxX1pJz
— Conor (@jconorgrogan) November 12, 2022
The funds are sent by 0x7758e507850da48cd47df1fb5f875c23e3340c50 and received by 0x72A53cDBBcc1b9efa39c834A540550e23463AAcB both of which are funds cited by Kris in their user PoR https://t.co/im0fMvdkq5
— Conor (@jconorgrogan) November 12, 2022
CEO responde: “enviamos para o endereço errado”
Com vários usuários respondendo ao tuíte para entender o que estava acontecendo, o CEO da Crypto.com, Kris Marszalek, se pronunciou sobre o assunto.
De acordo com ele, a empresa estava fazendo uma mudança de armazenamento de criptomoedas, mas acabou enviando os fundos para um endereço errado.
Apesar da trapalhada, o executivo garantiu que conseguiu recuperar os fundos com ajuda da gate.io, corretora que recebeu os valores.
“Era para ser uma mudança para um novo endereço de armazenamento frio (offline), mas foi enviado para um endereço de corretora da nossa lista de permissões. Trabalhamos com a equipe da Gate.io e os fundos foram devolvidos para nossa carteira.”
It was supposed to be a move to a new cold storage address, but was sent to a whitelisted external exchange address. We worked with Gate team and the funds were subsequently returned to our cold storage. New process and features were implemented to prevent this from reoccurring.
— Kris | Crypto.com (@kris) November 13, 2022
All funds were returned. We have single digit USD million balance on Gate as of now.
— Kris | Crypto.com (@kris) November 13, 2022
Usuários se revoltam
Vendo toda a situação, os clientes da empresa se revoltaram, informando que estavam retirando suas criptomoedas da plataforma e acusando a Crypto.com de estar fazendo “trade” com os fundos dos usuários.
O CEO tentou contornar a situação, dizendo que “novos processos e recursos foram implementados para evitar que isso ocorra novamente.”
Apesar disso, o estrago já estava feito, com usuários irritados com a empresa e pressionando o CEO por mais transparência.
“Cara, isso não é bom para a empresa. Foi preciso este evento para que todo mundo soubesse? Caso contrário os clientes nunca teriam sido informados? Onde estava a transparência no momento do incidente?” – disse um usuário.
“Isso é algum tipo de piada?” – perguntou outro.
CEO da Binance diz para usuários ficarem longe
O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), comentou sobre o assunto, segundo ele, quando uma corretora move grandes quantidades de criptomoedas antes de provar reservas, isso pode ser um sinal claro de problema. “Fique longe”, disse ele.
If an exchange have to move large amounts of crypto before or after they demonstrate their wallet addresses, it is a clear sign of problems. Stay away. Stay #SAFU. 🙏
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) November 13, 2022
A crypto.com, vale lembrar, é a mesma corretora que enviou acidentalmente 53 milhões de reais para uma mulher que havia pedido um reembolso de apenas 100 dólares. Com a fortuna, a mulher comprou uma mansão avaliada em R$ 6,8 milhões.
Nesta ocasião, a empresa não teve sorte, com a mulher tendo gastado todo o dinheiro e a empresa agora lutando na justiça para tentar recuperar o que puder.
Agora, ao conseguir recuperar os fundos em Ethereum enviados para o endereço errado, a empresa parece ter tido sorte, e também os usuários, já que se ela não conseguisse recuperar os valores, os mais prejudicados seriam os clientes, que sofreriam com a insolvência causada pelo erro.
2022 ainda não acabou, mas empresas como a Crypto.com, FTX e TerraForm Labs (LUNA), estão aqui para nos lembrar que este ano provavelmente será o mais insano da história das criptomoedas.