Na manhã desta segunda, a crypto.com, uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, suspendeu saques alegando “atividades suspeitas”. Sem dar muitos detalhes, muitos chegaram a cogitar que a empresa havia sido vítima de um hack, o que foi confirmado agora pela empresa de segurança PeckShield.
De acordo com a empresa de segurança, pelo menos 15 milhões de dólares, ou cerca de 82 milhões de reais foram drenados da crypto.com, e os fundos roubados estão sendo lavados em uma plataforma chamada Tornado Cash.
“A perda da Crypto.com foi de cerca de US$ 15 milhões com pelo menos 4,6 mil ETHs roubados, Metade deles estão sendo lavados na Tornado Cash”, diz a postagem.
The @cryptocom loss is about $15M with at least 4.6K ETHs and half of them are currently being washed via @TornadoCash https://t.co/PUl6IrB3cp https://t.co/6SVKvk8PLf pic.twitter.com/XN9nmT857j
— PeckShield Inc. (@peckshield) January 18, 2022
Crypto.com suspende saques
Hoje pela manhã, a plataforma de criptomoedas com sede em Cingapura anunciou uma suspensão temporária de saques. A plataforma justificou a ação citando “atividades suspeitas” que ameaçam a segurança dos ativos dos clientes.
A plataforma postou um anúncio no Twitter, informando que alguns usuários estavam relatando fatos de saques não solicitados.
“Temos um pequeno número de usuários relatando atividades suspeitas em suas contas. Suspenderemos os saques enquanto nossa equipe investiga. Todos os fundos estão seguros”, disse a Crypto.com em comunicado.
Usuários relatam roubo
Apesar de a empresa afirmar que os fundos estavam seguros, alguns usuários da plataforma mencionaram roubos.
“Algumas horas atrás, escrevi para você [Crypto.com] que 4,28 ETH foram roubados da minha conta e me pergunto como eles passaram pela autenticação de dois fatores? Isso é selvageria. Depois que 4,28 ETH foi retirado da minha carteira, comecei a verificar sua carteira de ETH. Ela teve saída de 5.000 ETH nas últimas seis horas! Portanto, não é apenas um pequeno número de usuários. São US$ 16 milhões”, tuitou um usuário.
A equipe da Crypto.com disse que está investigando a causa do problema, mas não confirmou o ataque hacker.
Crypto.com
A crypto.com é uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, tendo feito parceria com vários atletas de elite em todo o mundo.
O maior patrocínio esportivo da Crypto.com é o acordo para os direitos de nomeação do Staples Center em Los Angeles. A empresa também tem parceria com a UFC, Fórmula 1, NBA, equipe de esports Fnatic e Serie A da Itália.