As ICOs são inconsistentemente reguladas em todo o mundo e, dependendo da jurisdição, elas podem assumir diferentes formas, incluindo token de utilidade ou moeda digital.
Prospectivamente, as ICOs são cada vez mais uma alternativa ao financiamento clássico de dívida / capital como realizada hoje por empresas e bancos de capital de risco / Private Equity.
Nos últimos cinco anos a indústria de ICO teve um grande crescimento. O ano de 2014 teve um total de 8 ICOS, que cresceu para dez projetos em 2015 e 49 em 2016. O total de dinheiro captado aumentou para US $ 252 milhões em 2016, que era apenas um sinal do que estava por vir para as ofertas iniciais de moedas nos próximos anos
Embora a maioria das pessoas tenham conhecido o conceito de ICO em 2017, o modelo de negócios existe há muito mais tempo. Um relatório da Crypto Valley mostra dados de ICOs de 2013 até o momento.
As ICOs começaram a ser realizadas em 2013, quando ainda eram conhecidas como vendas simbólicas ou vendas coletivas.
Em 2013, apenas duas ICOs ‘reais’ foram conduzidas, o que é muito diferente de como as coisas evoluíram nos últimos anos.
Esses dois projetos arrecadaram um total de US $ 800.000, o que era bastante impressionante naquela época.
Todos esses números parecem muito insignificantes em retrospectiva, embora ainda não se saiba até que ponto o modelo de negócios das ICOs permanecerá bem-sucedido nos próximos anos.
Durante o ano de 2017 a mania das ICO começou a decolar. Muitas pessoas o compararam a uma bolha e esperam ela explodir, embora não haja sinal de que a indústria tenha diminuído a velocidade.
Enquanto os EUA, Suiça e Singapura foram claramente os principais hubs de ICOS em 2017, países como o Reino Unido e Hong Kong estão ganhando terreno em 2018.
Com um aumento maciço no número de projetos de ICO – de 49 para 552 – ficou rapidamente evidente que qualquer um que pensasse em levantar capital teria que emitir seu próprio token.
Isso também significou que centenas de novos tokens foram introduzidos para usuários de criptomoedas, embora se espere que 90% deles falhem no longo prazo.
Apesar da oposição regulatória ao modelo de negócios de ICO, esta indústria ainda está disparando em todos os os cantos.
O ano de 2018 não verá um declínio no número de projetos de ICO, pelo que parece, embora ainda não se saiba quantos projetos continuarão a atrair muito dinheiro.
O relatório da Crypto Valley indica que 537 ICOs foram lançadas em 2018 até agora, levantando US $ 13,712 bilhões no processo. Isso é quase o dobro do montante levantado por todas as ICOS em 2017, e o ano de 2018 está praticamente na metade do caminho.
Outra tendência interessante é que a duração média das ICOs está aumentando. Em 2017, os projetos levaram uma média de 29 dias para atingir seu limite.
Este ano, essa duração se estendeu para 48 dias e pode continuar aumentando conforme o tempo avança.
De acordo com o relatório o Telegram e EOS introduziram a era dos “Unicorns” das ICO,
com recorde de US $ 1,7 bi e US $ 4,1 bi de arrecadação.
Embora a duração média esteja em ascensão, os projetos também estão levantando mais dinheiro, com o valor médio do financiamento dobrando de US $ 12,8 milhões em 2017 para US $ 25,5 milhões em 2018.
A bolha ainda não estourou, mas esta situação parece impossível de sustentar.
Leia também: Melhores ICOS de todos os tempos