Uma empresa chamada Binary Bit tem utilizado o nome da CVM para passar credibilidade a investidores. Entretanto, a autarquia federal afirmou em nota nesta terça (20), que não possui nenhuma relação com a Binary Bit.
Essa empresa possui sua base em Salvador (BA), de acordo com site oficial. Dentre os serviços oferecidos estão: Robô de Rentabilidade (1% a 3% ao dia), Plataforma de Sinais, Curso EAD de Trader, dentre outros. A empresa ainda oferece pagamentos com Bitcoin utilizando Smartband (pulseira inteligente). Para a CVM, entretanto, a Binary Bit é um possível esquema de pirâmide.
CVM alerta para Binary Bit
Em nota no dia 20, a CVM alerta novos investidores para cuidados com a Binary Bit. De acordo com a autarquia federal, a empresa pode ser uma pirâmide financeira.
Cabe o destaque que, apesar da Binary Bit informar que sua sede é em Portugal em seu site, possui escritórios no Brasil. A base de operações da empresa seria em Salvador (BA), com escritório também em São Paulo (SP).
Com sede em Sintra, Portugal e com escritório em São Paulo capital, é Salvador que a Binary tem suas principais atividades
De acordo com a nota da CVM, a Binary Bit está usando o nome da autarquia para passar credibilidade. Além disso, o nome do Superintendente Geral, Alexandre Pinheiro dos Santos também teria sido mencionado. Essa medida seria, na visão da CVM, um meio de passar credibilidade para novos investidores. Por nota, a CVM negou qualquer relação com a Binary Bit.
CVM já alertou Ministério Público do Estado de São Paulo e Departamento de Polícia Federal sobre possível fraude
A CVM afirmou ainda que já informou o Ministério Público de São Paulo sobre este caso. Foi aberto o Processo CVM nº 19957.005764/2019-39, comunicando indícios de crime de ação penal pública.
Além disso, o Departamento de Polícia Federal também já foi avisado deste caso. De acordo com a CVM, as entidades possuem um acordo de cooperação. Com isso, a PF poderá averiguar os casos em que a CVM e o Superintendente Geral foram mencionados pela empresa.
Apesar disso, a Binary Bit segue com seus negócios em pleno funcionamento. No último dia 17 de agosto aconteceu a primeira convenção da Binary Bit, com a presença do cantor Saulo. O evento aconteceu no estádio que sediou jogos da Copa do Mundo em 2014, Arena Fonte Nova.
Com a nota da CVM, a empresa poderá ter problemas com captação de investidores no Brasil. Impedimentos assim já aconteceram em outras situações, como na Unick Forex, Indeal, entre outras.